Nesta segunda-feira (10), o governador Tarcísio de Freitas, filiado ao partido Republicanos, anunciou em uma reunião de balanço dos seus 100 primeiros dias de governo que haverá um concurso para a contratação de mais de 5.600 agentes para a Polícia Militar do estado de São Paulo. De acordo com Freitas, serão realizados dois concursos públicos para a seleção dos candidatos.
O primeiro concurso será destinado a contratar 200 oficiais que iniciarão suas carreiras como tenentes e assumirão cargos de chefia de equipe dentro da estrutura da PM. Já o segundo, terá como objetivo o preenchimento de 5.400 vagas para praças, que ingressarão como soldados de segunda classe e, no máximo, poderão chegar à patente de sargento.
Para Tarcísio de Freitas, a presença de mais agentes nas ruas é fundamental para a segurança das pessoas, e o anúncio do concurso é um passo importante na reestruturação dos efetivos da Polícia Militar.
Além disso, durante a reunião, Freitas também assinou a contratação de um estudo para avaliar a possibilidade de privatizar a Sabesp, empresa responsável pelo saneamento básico no estado de São Paulo.