Edital CFN 2025
Inscrições: 05/01 a 16/02/24Vagas: 1680Taxa: R$40,00Prova: a definir Para se inscrever, o candidato precisa: 👉ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 22 (vinte e
Fuzileiro Naval 2024: saiba tudo sobre o concurso
A Escola de Fuzileiros Navais (EFN) é uma instituição de ensino da Marinha do Brasil responsável pela formação de soldados e oficiais da tropa de
Edital CFN 2023
EDITAL CFN 2023 TORNE-SE UM FUZILEIRO NAVAL EM 2023 Já saiu o edital do CFN 2023 Essa é a sua oportunidade de se tornar um
O que é a Escola Naval?
A Escola Naval é a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil, sendo a mais antiga do país. O seu objetivo é formar Oficiais para os postos iniciais das carreiras dos:
Corpos da Armada (CA);
Fuzileiros Navais (CFN);
Intendentes da Marinha (CIM).
Ela foi criada em 1782 na cidade de Lisboa (Portugal) com o nome de Academia Real de Guardas-Marinhas. Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Academia chegou ao Rio de Janeiro em 1808.
Suas instalações funcionaram em diversos locais diferentes até que, em 1938, a Escola Naval instalou-se na Ilha de Villegagnon, localizada no interior da baía de Guanabara (Rio de Janeiro-RJ).
Como é a carreira militar na Escola Naval?
Os candidatos titulares são chamados para o Período de Adaptação (PA). No PA eles se concentram na Escola Naval para que possam verificar, na prática, sua adaptação e seu interesse pela carreira militar.
Aquele que desistir, não se apresentar na data e no horário marcados, cometer falta disciplinar grave ou se ausentar da instituição por qualquer motivo, sem autorização, é eliminado e não tem sua matrícula efetivada no Curso de Graduação, conforme explica a Marinha do Brasil.
Após concluir o PA, o candidato é matriculado no 1º ano do Curso de Graduação da Escola Naval como Praça Especial, na condição de Aspirante.
Como vimos anteriormente, os cursos ministrados na Escola Naval são destinados à formação de Oficiais para:
Corpo da Armada: cargos relativos ao preparo e à aplicação do Poder Naval. Habilitações: Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas;
Corpo de Fuzileiros Navais: cargos relativos ao preparo e à aplicação do Poder Naval, em especial nas operações anfíbias. Habilitações: Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas;
Corpo de Intendentes de Marinha: cargos relativos ao atendimento das atividades logísticas e das relacionadas com a economia, as finanças, o patrimônio, a administração e o controle interno. Habilitação em Administração.
Essa escolha é feita no início do 3º ano letivo, após o Estágio de Verão. O Aspirante fará a opção de Corpo e de Habilitação de acordo com sua ordem de classificação obtida no 2º ano letivo.
Além disso, o ensino é estruturado em um Ciclo Escolar e um Ciclo Pós-Escolar.
O Ciclo Escolar dura quatro anos letivos, para todos os cursos, sob regime de internato. Cada ano letivo compreende um Período de Verão e um Período Acadêmico.
No Período de Verão, são realizados, respectivamente: o Estágio de Adaptação para os Aspirantes do 1º ano, o Estágio de Sobrevivência no Mar, o Estágio de Sobrevivência na Selva e outros para os Aspirantes do 2º ano e Viagens de Instrução para os Aspirantes do 3º ano.
Já no Período Acadêmico são realizadas: atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval.
Os Aspirantes que concluem com aproveitamento o Ciclo Escolar são declarados Guardas-Marinha (GM) e matriculados no Ciclo Pós-Escolar (CPE). Este é um período de aprendizagem prática e instrução, conduzido conforme o Corpo a que pertence, sob supervisão da Escola Naval, com duração de um ano letivo.
A finalização da CPE corresponde à graduação em Ciências Navais e habilitação para todos os cursos. Os GM que concluírem o CPE com aproveitamento receberão o Diploma de Graduação em Ciências Navais e serão nomeados Segundos-Tenentes, posto em que se inicia a carreira de Oficial da Marinha.
Como se preparar para as provas da Escola Naval
Para você que está se preparando para passar neste concurso, é importante manter uma rotina dedicada de estudos direcionada para essa prova.
Além disso, é fundamental:
Conhecer bem o Edital;
Estudar todos os temas que foram estipulados para as provas;
Manter uma rotina saudável, tanto de alimentação como em relação à prática de atividades físicas. Desta forma, estará mais concentrado nos dias das provas e mais apto para o TAF-i.
Algumas curiosidades sobre a Escola Naval
Para descontrair, vamos conhecer algumas curiosidades sobre a Escola Naval?