Dia 2 Gabarito Colégio Naval 2025
Acessar recurso Gabarito do dia 2 – Colégio Naval 2025 atualizado em tempo real Ultimato CN EPCAR 2025/26 TAF CN Bônus: 2 E-books com os
Gabarito Colégio Naval 2025
O grande dia chegou! Neste final de semana, acontece o concurso da 2025. E o Promiltares estará ao vivo, com nossos especialistas em concursos militares,
Dia 1 Gabarito Colégio Naval 2025
Acessar recurso Gabarito do dia 1 – Colégio Naval 2025 atualizado em tempo real Ultimato CN EPCAR 2025/26 TAF CN Bônus: 2 E-books com os
EDITAL CN 2025 LIBERADO COM 155 VAGAS
Período de inscrição: 08h do dia 15 de fevereiro de 2024 e 23h59 do dia 14 de março de 2024 Onde fazer a inscrição: unicamente
Saiu o edital do Colégio Naval 2024!
Saiu o edital do Concurso Público de Admissão do Colégio Naval em 2023/2024! A Marinha do Brasil publicou hoje (9), o edital do Concurso Público
Edital COLEGIO NAVAL 2023
EDITAL COLEGIO NAVAL 2022 TORNE-SE UM ALUNO DO CN EM 2022 Já saiu o edital da Colégio Naval 2022 Essa é a sua oportunidade de
O que é o Colégio Naval?
O Colégio Naval é um estabelecimento de Ensino Médio da Marinha e fica localizado em Angra dos Reis (Rio de Janeiro), cujo propósito é selecionar alunos para o Curso de Graduação da Escola Naval (EN).
O curso tem duração de 3 (três) anos em regime de internato e é equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino, mas abrange tanto instruções nos Campos Geral quanto Militar-Naval.
Como é a carreira militar no Colégio Naval?
Os estudantes aprovados no Colégio Naval 2022 irão se formar no Ensino Médio, mas com conhecimentos militares específicos.
O Curso conduzido pelo Colégio Naval é denominado “Curso de Preparação de Aspirantes” e o aluno é designado por Praça Especial. Desta forma, prepara estudantes para ingresso no curso de graduação da Escola Naval, onde são formados os oficiais da Marinha.
Porém, é importante destacar que o ingresso na EN (Escola Naval) não é garantido, pois estará condicionada à necessidade da Administração Naval. Além disso, os alunos do CN (Colégio Naval) poderão, dentro do número de vagas disponibilizadas e obedecendo a classificação final do Curso, ingressar no primeiro ano da EN, estando prevista, entretanto, a realização de exames eliminatórios: de saúde e físicos.
Como se preparara para as provas do Colégio Naval
Para você que está se preparando para passar neste concurso, é importante manter uma rotina dedicada de estudos direcionada para essa prova.
Além disso, é fundamental:
Conhecer bem o Edital;
Estudar todos os temas que foram estipulados para as provas;
Manter uma rotina saudável, tanto de alimentação como em relação à prática de atividades físicas. Desta forma, estará mais concentrado nos dias das provas e mais apto para o TAF-i.
Algumas curiosidades do Colégio Naval
Para descontrair, vamos conhecer algumas curiosidades sobre o Colégio Naval?
Histórico
A necessidade de preparar jovens para a Marinha, antes mesmo do ingresso à Escola Naval, data do século XIX.
Assim, pelo Decreto nº 4679 de 1871, foi estabelecido no Arsenal de Marinha da Corte, no Rio de Janeiro, um Externato, que consistia em um curso, de um ano, para o ensino das matérias preparatórias do curso da Escola de Marinha.
Em seguida foi autorizada a criação do Colégio Naval, primeiro educandário militar de nível médio do Brasil, efetivada pelo Decreto nº 6440 em 1876, assinado pela Princesa Isabel.
Assim o novo Colégio previa três anos de curso preparatório, em caráter de internato, suprimindo-se o Externato de Marinha. Sua inauguração ocorreu em fevereiro de 1877, com 58 Alunos, instalando-se em prédio do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, hoje ocupado pelo SSPM. Entretanto, a designação Colégio Naval teve breve existência.
Já em 25 de fevereiro de 1949,foi criado o atual Colégio Naval, instituição de ensino que tem como propósito preparar jovens para constituir o Corpo de Aspirantes da Escola Naval, onde é formada a oficialidade da Marinha do Brasil.
Em abril de 1951, as primeiras turmas iniciavam o ano escolar, em caráter precário na Escola Naval. A transferência do Corpo de Alunos para Angra dos Reis transcorreu em uma viagem a bordo em 10 de agosto de 1951. Em 15 de agosto, foram solenemente inauguradas as atividades de ensino em Angra dos Reis, com 326 alunos integrando as turmas do 1° e 2° anos.
Seja no passado ou no presente, permanece, ainda como objetivo, o ideal de Rio Branco:
“Dar aos jovens que se proponham à profissão do mar, um estabelecimento onde recebam instrução, educação moral e física apropriadas a seus futuros destinos”.