Concurso EAM 2022
Para te ajudar na conquista da tão sonhada vaga nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), o ProMilitares preparou esse guia super completo com todas as informações
O que é a EAM?
As Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) são estabelecimentos de Ensino Militar da Marinha do Brasil. Elas têm o objetivo de formar Marinheiros para o Corpo de Praças da Marinha por meio de uma formação técnica.
Atualmente, são formadas por quatro escolas:
Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), localizada em Florianópolis;
Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), localizada em Vila Velha;
Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE), localizada em Fortaleza;
Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), localizada em Recife.
O candidato escolhe em qual Escola deseja cursar na hora de realizar a inscrição para o concurso.
O Curso de Formação acontece em duas etapas, durante 48 semanas, sob regime de internato, no qual serão ministradas disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval.
Primeira fase: Formação militar-naval (Aprendiz de Marinheiro).
Segunda fase: Especialização Técnica inicial e continuada, em uma das três áreas escolhidas no ato da inscrição (Grumete).
Como é a carreira militar nas EAM?
As Escolas de Aprendizes-Marinheiros são a porta de entrada para quem pretende ser Praça da Marinha, que são os militares que entram com ensino médio ou técnico.
Enquanto estiver no curso, o aluno é considerado Grumete. Ao finalizar o Curso de Formação em uma das EAM, o Grumete será nomeado Marinheiro, permanecendo três anos nessa graduação.
O Grumete presta juramento à Bandeira em cerimônia na Escola e é promovido a Marinheiro, dentro de uma das três áreas escolhidas, sendo assim incorporado ao Corpo de Praças da Armada (CPA).
No primeiro ano, é designado para servir (preferencialmente) a bordo de Navios da Marinha e também deve escolher dentro de sua área qual especialidade irá cursar no terceiro ano. No total, a Marinha oferece cerca de 30 especialidades.
A carreira das Praças segue as seguintes graduações:
Marinheiro;
Cabo;
Terceiro-Sargento;
Segundo-Sargento;
Primeiro-Sargento;
Suboficial.
Como se preparar para as provas EAM
Para você que está se preparando para passar neste concurso, é importante manter uma rotina dedicada de estudos direcionada para essa prova.
Além disso, é fundamental:
Conhecer bem o Edital;
Estudar todos os temas que foram estipulados para as provas;
Manter uma rotina saudável, tanto de alimentação como em relação à prática de atividades físicas. Desta forma, estará mais concentrado nos dias das provas e mais apto para o TAF-i.
Algumas curiosidades sobre EAM
Para descontrair, vamos conhecer algumas curiosidades sobre a Marinha do Brasil?
Como é composta a “Gente de Bordo”? O “Comandante” é a maior autoridade a bordo. O “Imediato” é o “Oficial executivo do navio”, ou seja, é o substituto eventual do Comandante (seu substituto imediato).
A “Gente de bordo” se compõe de “Comandante e Tripulação (Oficiais e Guarnição)”. O Imediato e Oficiais constituem a “oficialidade”. Os demais tripulantes constituem a Guarnição.
As ordens para o navio emanam do Comandante e são repassadas à Tripulação pelo Imediato, que é o coordenador de todos os trabalhos de bordo, exercendo a gerência das atividades administrativas (fonte: Marinha do Brasil).