
Fonte: ABDIB, Associação Brasileira da Indústria de Base (2013)

Fonte: World FactBook, Banco Mundial – 2014
Consumo de energia x capacidade de carga dos modais: rendimento

Fonte: CNT, 2005 – www.transportes.gov.br
Como se pode observar na tabela, na matriz brasileira de transportes de cargas predomina o modal rodoviário. Quando comparado com os modais ferroviário e hidroviário, o rodoviário é o que mais consome energia para transportar a mesma quantidade de carga em determinada distância. Esse maior consumo de energia se reflete em maiores custos para o frete – prejudicando a atividade econômica e a sociedade em geral – em maior emissão de gases poluentes, maior risco de acidentes e maiores congestionamentos nas estradas e nos centros urbanos.
Problemas de custo associados ao mau planejamento da logística de transporte por tipo de carga no Brasil

O setor de transportes no Brasil apresenta diversos problemas. Isso pode ser explicado pela grande extensão territorial e pelas políticas governamentais implementadas no decorrer do século XX, que não levaram em consideração a necessidade de se diversificar as modalidades de transportes no país.
O planejamento e os investimentos de verbas públicas ficaram concentrados no setor rodoviário, enquanto as ferrovias e hidrovias foram relegadas a segundo plano, incluída a navegação de cabotagem (transporte marítimo realizado entre dois portos costeiro e um porto fluvial, para atender ao mercado interno).
O alto custo para transportar mercadorias, por rodovias, das regiões produtoras até os portos nacionais, é um dos inúmeros fatores que diminuem a competitividade da produção nacional no mercado externo e, em muitos casos, eleva o preço das mercadorias em âmbito nacional.
Há muito tempo o Brasil sofre perdas constantes em razão do alto custo dos serviços do setor de transportes e da má conservação de portos, rodovias e locais de armazenagem dos produtos a serem exportados. A melhoria da infraestrutura pode auxiliar a minimizar custos, colocando os produtos no mercado mundial com maior competitividade.
Os Transportes no Brasil reúnem diferentes modais, entretanto, o mais utilizado no país, seja para o transporte de carga ou de pessoas, é, sem dúvida, o transporte terrestre rodoviário, realizado pelas estradas e rodovias, por veículos como carro, ônibus, caminhão, dentre outros.
Os setores de transportes no país têm se expandido e melhorado em diferentes aspectos nas últimas décadas, o que não significa que esteja satisfatório. Pesquisas da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), apontam para esses dados, sendo que cerca de 60% do transporte de cargas no Brasil ainda é realizado por rodovias, 20% por ferrovias, 13% por hidrovias e 4% por aerovias e dutovias.
