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Sistemas de transportes

A geografia dos sistemas de transportes modais interfere na dinâmica da logística e infraestrutura de uma região, país ou mundial e é um dos fatores mais importantes para o seu crescimento econômico e do deslocamento de pessoas, animais, tropas munições e cargas, podendo dificultar ou facilitar a sua implantação, modificando o espaço geográfico com novas atividades de comércio e prestação de serviços.

Segundo o novo dicionário da língua portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda:

Sistemas de transportes: “Reunião dos elementos que, concretos ou abstratos, se interligam de modo a formar um todo organizado, ato ou efeito de transportar, condução ou veículo próprio para transportar pessoas, tropas, munições e cargas”.

Em relação aos custos no processo produtivo, existem sistemas de transportes mais eficientes que outros, dependendo diretamente dos fatores locacionais, sendo um elemento importante no fator econômico de um país que tem como alvo, movimentar toda a dinâmica da um país.

Atualmente existem vários tipos de sistemas de transportes e de logística, temos tradicionalmente cinco modais, divididos em;

  • Modal aquaviário e suas divisões em marítimo, fluvial e lacustre;
  • O modal terrestre, rodoviário e ferroviário;
  • Modal , com aviões, drones e helicópteros;
  • Modal dutoviário, de gás, óleos e grãos;
  • Modal infoviário, com dados e informações. Os três tipos de modais mais utilizados para transportar cargas e passageiros são o terrestre, aéreo e aquaviário.

Na etapa da mundialização econômica global que atravessamos, através do desenvolvimento dos sistemas de transportes, logística e telecomunicações, ele está encurtando as distâncias e aproximando os países, duas formas de transportes vêm se destacando atualmente: o modal aéreo e o marítimo de cargas.

Com a expansão da globalização da economia mundial o deslocamento de pessoas, cargas e informações se intensificaram, consequentemente as relações comerciais estão mais dinâmicas, necessitando de um sistema de transporte rápido, eficiente, com um custo baixo e interligado de uma forma modal ou intermodal.

O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor agregado. O modal aéreo foi o que mais contribuiu para a redução do tempo, ao percorrer rapidamente distâncias longas, mas tem um custo muito elevado.

O transporte de cargas foi revolucionado com o desenvolvimento e adoção do contêiner, principalmente no transporte marítimo, podendo ser transportado também por caminhões e aviões.

Fonte: campos virtual.com

Está em andamento um processo de conteinerização. O contêiner é um recipiente construído de material resistente e de padronização mundial, destinado a propiciar o transporte de mercadorias com segurança, inviolabilidade e rapidez, dotada de dispositivo de segurança aduaneira, que atende às condições técnicas e de segurança previstas pela legislação de cada país.

Até então, a manipulação das mercadorias era realizada por meio da força humana, com riscos de danos à carga, ao manipulador e ao meio ambiente, além da facilidade de desvio de carga.

Com os contêineres padronizados, foi reduzido o tempo de carregamento e descarregamento dos navios em portos altamente aparelhados, e aperfeiçoou os espaços de armazenamento em um porto seco, possibilitando, ainda, a utilização modal e intermodal nos transportes de cargas.

Os transportes são considerados elementos estratégicos para o desenvolvimento logístico das sociedades em todo o mundo, nesse novo modelo global de produção, o que torna fundamental a compreensão desse tema. Dependendo do tipo de transporte desenvolvido de uma forma inadequada, dependendo do produto transportado, pessoas ou do trajeto, se for inadequado pode se tornar um sério problema e dispendioso.

O termo transporte tem origem no latim e significa trans, de um lado para outro e portare, que significa carregar, isto é, mudança de lugar, como transportar ou conduzir, levar pessoas, munições ou cargas de um lugar para outro.

Fonte: sialog transporte.

No quesito transporte de mercadorias, o Brasil está em posição diferente ao dos demais países no mundo. Em nosso país, há um desequilíbrio na matriz de transporte, com um peso muito grande do modal rodoviário de alto custo de manutenção e mais adequado às pequenas distâncias. O sistema de transportes brasileiro define-se basicamente por uma extensa matriz rodoviária sendo também servido por um sistema limitado de transporte aquaviário e ferroviário

MATRIZ DE TRANSPORTES – 2010

Fonte: IBGE – WordPress.com

O transporte hidroviário e aquaviário no país é uma grande alternativa, devido ao numeroso sistema de bacias hidrográficas e um extenso litoral presente no país, podendo escoar a produção de recursos minerais, pessoas e a agropecuária e está sendo pouco utilizada. O custo para a implantação de um sistema hidroviário e marítimo é elevado devido à construção e a operação dos portos.

O transporte marítimo no Brasil deveria ser mais utilizado, pois o país tem um extenso litoral, podendo utilizar com mais intensidade o transporte marítimo de cabotagem, servindo para transportar toneladas de cargas e pessoa interna e externamente.

As ferrovias são importantes no processo de integração de um país com dimensões continentais como Brasil, um modelo de transporte que atende médias e grandes distâncias percorridas. O transporte ferroviário é aquele em que o transporte é feito por vagões de trens interligados a uma locomotiva que os carrega sobre trilhos de ferro, um modelo denominado de transporte de “porta a porta”.

Esse modelo tem um alto custo para a implantação e uma dificuldade em relação ao relevo mais elevado e acidentado, o processo de implantação é bastante caro em relação aos equipamentos e tecnologia aplicada, mas o processo de manutenção no custo final compensa. 

Dentre as diversas vantagens que o transporte ferroviário possui, está o baixo custo de frete, o menor índice de desvio de carga, a inexistência de pedágios, o baixo risco de acidentes, a baixa poluição do meio ambiente, possuindo também baixo custo de manutenção, transporta grandes quantidades e a longas distâncias. O custo para a sua implantação é bastante elevado, mas a manutenção é de baixo custo e de um longo prazo.

O transporte ferroviário possui diversas desvantagens, entre as quais está o tráfego limitado aos trilhos, denominado “porta a porta”. No Brasil a malha ferroviária é insuficiente, sucateada, com um sistema de bitolas diferenciado, que é a distância interna do eixo dos trens nos trilhos por onde deslizam as rodas de ferro podendo ser mais largas que outras, devido ao modelo de desenvolvimento que foi implantado no país.

O transporte modal aeroviário vem sendo cada vez mais utilizado no mundo, transportando centenas de pessoas e milhares de toneladas de produtos agrícolas, frutas e cargas, utilizando o espaço aéreo mundial. Após a Segunda Guerra Mundial houve a intensificação do uso de aviões como meio de transporte aéreo, pois possibilitam uma viagem rápida, principalmente de longas distâncias, tendo em vista que as viagens, antes realizadas em navios, duravam meses.

ROTAS DE AVIÕES RECRIAM MAPA DO MUNDO

Fonte: vegakosmonaut.blogspot.com.br.11/06/2013

O modelo aeroviário é mais rápido e seguro, adequado para médias e longas distâncias, demandando agilidade, porém a implantação, operação e manutenção são caras. Os aviões não desempenham funções unicamente voltadas para o transporte internacional, ocorre no interior dos países esse fluxo aéreo é cada vez mais intenso.

Atualmente vem se desenvolvendo um sistema de dutos, tubulações ou esteiras, designados por alguns autores de dutoviário, utilizado nos países para transportar principalmente água e esgoto. Algumas regiões do globo terrestre estão utilizando esse modelo também para transportar petróleo e gás natural, como o construído entre o continente asiático e o europeu e no Brasil e a Bolívia, atualmente inoperante.

GASODUTOS DE TRANSPORTE

Fonte: IBGE – Atlas Geográfico. 

Ultimamente um novo termo vem sendo utilizado por alguns autores é o transporte infoviário, utilizando a internet como uma via onde se navega, servindo para transportar informações e dados por um sistema integrado de telecomunicações, com a capacidade de transmitir e armazenar dados e informações com supercomputadores, a Web em tecnologia da informação, softwares e satélites, interligados por cabos oceânicos ou de fibra ótica.

A estratégia de quem usa o modal virtual infoviário é integrar um ambiente composto de diferentes estruturas e espaços distantes, gerando mudanças organizacionais e ampliando as fronteiras geográficas dos negócios, cuja finalidade é competir com maior flexibilidade de inovação tecnológica e virtual. A relação do modal virtual infoviário está relacionada com todo sistema de entrega de um produto não físico, ao um determinado cliente ou consumidor via internet ou por transmissão eletrônica de dados.

COMPARAÇÃO DE MATRIZES DE TRANSPORTE DE CARGA

Fonte: Associação Nacional dos Transportes Ferroviários – ANTF

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