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Segunda fase da revolução industrial

Iniciada no Reino Unido se espalhou para outros países da Europa, depois na América do Norte e Japão. Essa fase aumentou a velocidade no escoamento da produção, com o desenvolvimento dos sistemas de transportes. Esse processo produtivo intensificou uma nova divisão do trabalho nas fábricas, modificando as relações entre o campo com a revolução agrícola, com novas máquinas e equipamentos, produzidos nas indústrias e a nova cidade industrial, que vai absorver essa produção agrícola voltada para atender esse novo mercado urbano.

No período de 1850 até 1914, no início da primeira guerra mundial, esse período ficou conhecido como a era da eletricidade, do petróleo e da produção do aço, com o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, com o desenvolvimento do automóvel e do avião, dinamizando a produção e o deslocamento de produtos, mercadorias e pessoas, além dos avanços nas áreas de comunicações com o rádio e o telefone, favorecendo a transmissão de mensagens instantâneas a longas distâncias, um passo importante no processo de globalização e regionalização da economia mundial.

No final do século XIX o capitalismo se torna menos competitivo e mais monopolista, o que ficou conhecido como a fase do capitalismo financeiro, predominando os monopólios e os oligopólios, tendo como atividade marcante a bancária:

MONOPÓLIO

Uma determinada empresa tem o domínio dos mercados ou de uma marca com diversos produtos ou serviços, com o controle da produção, normalmente terceirizando o processo produtivo. Podendo ocorrer por parte do estado, governos federal, estadual ou municipal.

OLIGOPÓLIO

Um grupo de empresas controlando um determinado mercado produtivo, detendo o domínio desses produtos, constituído por diversas marcas e produtos, normalmente terceirizando o processo produtivo.

O capital financeiro passa a controlar a economia dos diversos países no mundo, tornando-se cada vez mais poderoso. No final do século XIX as grandes empresas tinham filiais em vários países do mundo capitalista, sendo denominadas de multinacionais e transnacionais. Com isso, houve o desenvolvimento e um maior controle dos mercados, produção e mercadorias através, do trust, cartel, holding e dumping.

TRUST

É a fusão e incorporação de grandes empresas envolvidas de um mesmo setor de atividade em uma só, passando a controlar um produto desde a matéria-prima da natureza até sua distribuição das mercadorias nos mercados, como produto manufaturado ou industrializado, com a finalidade ou objetivo de dominar ou eliminar determinada oferta de produtos dos seus concorrentes.

Pode ser caracterizada como uma organização empresarial, principalmente controlando os preços e a produção constituindo como objetivo o aumento do lucro, com um grande poder de pressão no mercado e suprimir a livre concorrência. Essa expressão foi adaptada do inglês trust, que significa confiança.

CARTEL

É um acordo comercial entre várias empresas do mesmo ramo de produção, que se associam ou organizam em uma espécie de sindicato para dominar ou impor preços no mercado, suprimindo ou criando a livre concorrência, com o intuito de eliminar os concorrentes, com o objetivo de dominar o mercado, estabelecendo principalmente através dos preços e maximizar seus lucros, visando à divisão do mercado em diversas parcelas no processo produtivo.

As empresas envolvidas entram em um acordo comercial, para padronizar os preços, garantindo um determinado valor de seus produtos e serviços no mercado. A formação de um cartel é ilegal, pois prejudica a economia de um país, além do acesso do consumidor a livre concorrência e um preço justo.

HOLDING

É uma empresa financeira que detém participações em outras empresas, como atividade principal, uma empresa dentro de um grupo de empresas controlando todas, através da participação acionária majoritária em uma ou mais empresas, podendo ser as denominadas subsidiárias, segurando a unidade de direção e o controle de atividades produtivas destas.

Uma empresa que possui a maioria das ações de outras empresas do grupo, detendo o controle de sua administração empresarial, uma sociedade gestora que administra um conglomerado de um grupo de empresas.

DUMPING

Prática de comércio internacional que consiste em vender uma mercadoria no mercado externo, no estrangeiro por um preço sistematicamente inferior ao do mercado interno, ou inferior ao preço de venda ou ao custo de sua produção, com o intuito de eliminar concorrentes estrangeiros diretos, aumentando as suas quotas e conquistar novos mercados internacionais.

É uma palavra derivada da língua inglesa que deriva do termo dump, tem o significado de esvaziar ou despejar. O dumping é uma prática proibida e desleal na relação comercial mundial, é frequentemente constatado esse processo em operações de empresas para conquistar novos mercados consumidores internacionais. Esse modelo de concorrência é utilizado de uma forma temporária, pois posteriormente será praticado um valor mais elevado no produto, para compensar a perda inicial.

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