DEFINIÇÃO
Enquanto os textos narrativos se apoiam em uma sequência cronológica de fatos e ações e os textos descritivos têm por base a identificação, caracterização ou localização de objetos, seres ou processos, num determinado momento de tempo, os textos dissertativos trabalham pura e simplesmente com as ideias, o pensamento. Nas provas, em geral, as instituições estão mais interessadas em avaliar a capacidade que o candidato tem para expor seus pensamentos e organizar suas ideias de forma clara, objetiva e direta.
Os textos dissertativos apresentam dois modelos básicos: o argumentativo e o informativo. O primeiro tem por finalidade o convencimento, ou seja, o autor tenta convencer o leitor a concordar com alguma ideia defendida e, para isso, emprega um raciocínio coerente baseado na evidência de provas. No segundo, não existe o objetivo de convencer o leitor, há apenas uma apresentação, uma explicação, acerca de determinado assunto.
Para compreender melhor essa diferença, meu aluno, vamos observar os exemplos a seguir:
EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA
Cientistas americanos apresentaram ontem resultados preliminares de uma vacina contra o fumo. O medicamento impede que a nicotina – componente do tabaco que causa dependência – chegue ao cérebro. Em ratos vacinados, até 64% da nicotina injetada deixou de atingir o sistema nervoso central.
O Globo, 18/12/1999.
Observe que o autor desse texto não tem por objetivo convencer o leitor acerca de algo, apenas informá-lo sobre a criação de uma vacina contra o fumo. Repare que a abordagem é imparcial e o autor não revela de forma explícita qualquer posicionamento pessoal em relação ao assunto abordado no texto.
EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
É sabido que o fato novo assusta os indivíduos, que preferem o mal velho, testado e vivido, à experiência nova, sempre ameaçadora. Se você disser ao cidadão desprevenido que o leite, por ser essencial, deve sair das mãos dos particulares para cooperativas ou entidades estatais, se você disser que os bancos, vivendo exclusivamente das poupanças populares, não têm nenhuma razão de estar em mãos privadas, o cidadão o olhará com olhos perplexos de quem vê alguém propondo algo muito perigoso. Mas, se, ao contrário, você advogar a tese de que a água deveria ser explorada por particulares, todos se voltarão contra você pois – com toda razão – jamais poderiam admitir essa hipótese, tão acostumados estão com essa que é uma das mais antigas realizações comunitárias do homem: a água é direito e serventia de todos. Por isso o cidadão deve ficar alerta, sobretudo para com os malucos, excepcionais e marginais, pois estes, quase sempre, são os que trazem as mais espantosas propostas de renovação contra tudo o que foi estabelecido.
Millôr Fernandes, Livro vermelho dos pensamentos de Millôr.
ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO
Não adianta apenas dominar o assunto sobre o qual iremos escrever, às vezes, alguns candidatos, pela falta de prática com a escrita, imaginam que basta escrever desordenadamente sobre o tema na ordem em que as ideias surgem na mente.
Isso leva muitos candidatos a se perderem ao longo da produção textual, desviando-se do foco central e enveredando por pontos pouco relevantes. Além disso, a falta de organização também leva muitos a escreverem a mesma coisa o tempo todo, criando, com isso, um grande círculo vicioso.
Dessa forma, meu aluno, é importante ter em mente que toda dissertação precisa se estruturada de forma lógica e coerente, apresentando partes, isto é, parágrafos com objetivos claros a fim de evidenciar um início (introdução), um meio (desenvolvimento) e um fim (conclusão).
INTRODUÇÃO
Propõe a ideia central da dissertação. Deve se clara, precisa e tem a função de “preparar o ambiente” para o que virá a seguir, dando ao leitor uma noção sobre o assunto que será tratado. É preciso, meu aluno, ter essa noção, ou seja, saber para que serve o primeiro parágrafo de um texto dissertativo. Repare que nesse parágrafo não se abrem discussões, pois a meta é apresentar ao leitor uma noção de tudo aquilo que surgirá ao longo do texto.
DESENVOLVIMENTO
Esse parágrafo é o mais extenso do texto, pois pressupõe o detalhamento sobre a ideia defendida. Nele o candidato deverá discutir o tema proposto por meio de argumentos, em se tratando de uma argumentação, ou apresentar imparcialmente os tópicos mais importantes de um dado tema, em se tratando de uma exposição. De maneira geral, o parágrafo de desenvolvimento serve para ordenar os dados e as opiniões. Consiste em uma série de ideias secundárias que são mais bem detalhadas e explicadas. Geralmente, o desenvolvimento é organizado em três parágrafos e cada um deles deve sustentar a ideia central apresentada na introdução de forma coesa e coerente com o restante do texto.
CONCLUSÃO
É a parte final do texto e deve encerrar uma síntese coerente e clara das posições assumidas anteriormente. Deve se adequar à introdução e justificar o desenvolvimento, sempre com o intuito de encerrar as ideias apresentadas de forma finalizadora. Deve-se evitar na conclusão aqueles fechamentos simplistas ou utópicos. Caso você queira, meu aluno, é possível apresentar propostas de solução a problemas mencionados ao longo da dissertação, ou apenas sintetizar os argumentos que foram trabalhados nos parágrafos anteriores.
