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Redação: O parágrafo

O parágrafo é uma unidade fundamental na escrita, composta por uma ou mais sentenças relacionadas que abordam um tópico específico. Ele organiza o texto, facilitando a compreensão e a fluidez da leitura.

DIVISÃO DE PARÁGRAFOS

Já estudamos em capítulos anteriores a tipologia textual, de agora em diante, nós iremos focar mais no texto dissertativo, já que é o mais cobrado em provas de Redação para concursos públicos. Entretanto, não basta apenas saber para que serve uma dissertação, ou conhecer a sua macroestrutura, ou seja, sua organização em introdução, desenvolvimento e conclusão. É necessário que você saiba como agrupar em blocos lógicos as ideias de seu texto, a fim de garantir a sua legibilidade, coesão e coerência. Dessa forma, este capítulo se destina ao estudo do parágrafo, uma microestrutura textual cujo domínio é importante para escrever bem.

A primeira coisa que deve estar firmada é que devemos dividir o texto em parágrafos. Escrever um longo bloco ininterrupto de frases torna o texto confuso e compromete bastante a estrutura textual, isto é, a apresentação, no que diz respeito a aspectos de limpeza e legibilidade. As organizadoras descontam pontos referentes a esse critério quando o candidato faz rasuras em demasia, desrespeita as margens, tem caligrafia pouco legível ou não respeita a paragrafação, ou seja, não respeita a divisão dos parágrafos. Tudo isso pode ser essencial para a sua aprovação.

Cada parágrafo tende a apresentar uma única informação central a respeito de um determinado assunto que será aprofundado. Por essa razão, não faz muito sentido escrever um bloco muito extenso de frases, pois isso irá ferir a proposta do próprio parágrafo, acrescentando dados diversos que poderá prejudicar o seu leitor. Dessa forma, o leitor vai apresentar dificuldades no que diz respeito à identificação das ideias centrais que você quis citar.

Então, para não cometer esse erro, é extremamente necessário que você delimite as ideias que julga mais relevante no seu texto, separando-as em parágrafos distintos. Isso evidencia, inclusive, que há uma hierarquia lógica das informações, agrupando as periféricas sempre em torno de uma principal.

Suponhamos que iremos escrever sobre o seguinte tema: “Em busca da governança do Estado Brasileiro como alicerce para a consolidação da cidadania.”, e, consequentemente, pensamos em três possíveis tópicos a respeito do tema. São eles: construção da definição de governanças, tecnologias de gestão aplicadas à busca da governança e desafios a serem transpostos para a consolidação da governança e da cidadania.

Para o desenvolvimento de cada um desses tópicos, meu querido aluno, o ideal é que os coloquemos em parágrafos distintos. Correto? Esses tópicos podem ser apresentados na introdução e desenvolvidos nos respectivos parágrafos de desenvolvimentos. A cada nova ideia um novo parágrafo de desenvolvimento deverá ser criado. O Manual de Redação Oficial da Presidência da República apresenta algo que facilita bastante a produção textual argumentativa. Vejamos:

  • Introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação, ou seja, o tema da redação.
  • Desenvolvimento, no qual o assunto (tema) é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto (tema), elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;
  • Conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto (tema).

Eu sei que parece meio óbvio o que irei falar agora, porém é importante deixar tudo claro. Não se esqueça de deixar um espaço para o início de cada parágrafo, pois o hábito de escrever pelo computador, às vezes, cria alguns vícios, fazendo com que nos esqueçamos da escrita feita à mão. É evidente que isso parece bem pequeno, entretanto a falta desse espacinho no início de cada parágrafo leva o candidato a perder pontos consideráveis.

A ESTRUTURA DO PARÁGRAFO

Depois de trazer à memória o aspecto macroestrutural da argumentação, vamos agora frisar o aspecto microestrutural. Sendo assim, podemos afirmar que o parágrafo é a subdivisão temática do texto. Todo texto apresenta um TEMA, que é a sua espinha dorsal, e se divide em vários aspectos diferentes, embora ligados obviamente ao mesmo assunto. Vejamos alguns exemplos:

Tema da dissertação: Violência urbana

Parágrafos:

1 – Conceituação de violência.

2 – As várias formas de violência.

3 – Causas da violência.

4 – Consequências da violência.

5 – Conclusão: a importância do combate à violência.

Basicamente a estruturação do parágrafo, como já sabemos, terá a seguinte composição: ideia central + ideia secundária (não há um número específico de ideias secundárias, depende do desenvolvimento do parágrafo) + conclusão.

  • Ideia central – Também é conhecida como tópico frasal, é onde se concentra a essência do parágrafo. Essa ideia central é a locomotiva, o guia, e as ideias secundárias são os vagões.
  • Ideias secundárias – Tais ideias complementam o que foi dito na ideia central, fundamentando-a. Tudo aquilo que foi dito na ideia central deve ser confirmado pelas ideias secundárias.
  • Conclusão – É o fechamento do parágrafo. Deve fechar aquilo que foi dito na ideia central e nas ideias secundárias.

Cuidado para não confundir a estruturação do parágrafo com a estruturação do texto.

O TÓPICO FRASAL

No momento em que redigimos um parágrafo, cada um deles apresenta uma ideia mais importante, que geralmente se articula com a ideia central do texto.

Em geral, a primeira frase de cada parágrafo dialoga com o tema do texto e resume bem a ideia do parágrafo. A essa frase principal, que apresenta a informação central do parágrafo, chamamos de tópico frasal. Geralmente, tal período é mais curto que os outros, apresentando uma informação genérica, em relação às outras frases do parágrafo que desenvolvem e aprofundam.

Não é obrigatório que a primeira frase do parágrafo seja o tópico frasal, pois há casos em que o tópico frasal é um período no meio do parágrafo, ou mesmo do final. Contudo, no momento de redigir uma redação para concurso, vale lembrar que costuma ser mais rápido escrever parágrafos iniciados pelo tópico frasal, apresentando brevemente a informação central daquele bloco. Isso também evita que o autor do texto se perca e facilita o trabalho do corretor, o qual identifica rapidamente a que se refere cada parágrafo do texto, já na primeira leitura. Seguindo, então, esta composição já apresentada: tópico frasal (ideia central) + ideais secundárias + conclusão.

Dessa forma, o parágrafo deve se apresentar para o leitor com três qualidades básicas. São elas: unidadecoerência e ênfase.

  • Unidade – Consiste em manter a perfeita ligação entre a ideia central e as secundárias.
  • Coerência – Não permite a presença de nenhuma ideia que “quebre” o que foi dito na ideia central.
  • Ênfase – Destaca ideias mais importantes, deixando-as mais óbvias para o leitor.

Vamos analisar alguns parágrafos:

Foi-se o tempo em que visitas a recém-nascidos se limitavam a rápidas olhadelas no berçário, quando muito seguidas de um tchauzinho para a mãe convalescente. Hoje o ritual de boas-vindas aos bebês inclui primeiras visitas com pompa, circunstâncias e regras dignas de bailes de debutantes. Afinal, se a primeira impressão é a que fica, convém que a estreia seja com docinhos de primeira, lembrancinhas que valem ouro, enfeites de porta com toque artístico e o enxoval grifado.

É possível perceber que o parágrafo acima apresenta unidade, pois as ideias estão em perfeita harmonia, mantendo ligação entre elas. Todo o parágrafo trata de um só assunto. Repare que o primeiro período evidencia o tópico frasal, mostrando que as regras relacionadas às visitas dos recém-nascidos mudaram. Já os demais períodos se dividem em desenvolvimento e conclusão do parágrafo. Tanto o segundo período (desenvolvimento) e o terceiro período (conclusão) ratificam a ideia central do tópico frasal. O desenvolvimento apresenta ideias secundárias que confirmam o que foi apresentado no primeiro período, mostrando como são as visitas realizadas hoje. A conclusão do parágrafo faz um fechamento do que foi dito tanto no primeiro período como no segundo, ou seja, é o fechamento da ideia central e da secundária.

A guerra dos sexos acabou. As mulheres ganharam, os homens perderam. Embaladas pelo movimento feminista, elas amealharam direitos, conquistas e espaços. Eles começaram a ver desaparecer o trono que ocupavam no centro da sala, da empresa, do mundo.

Já no primeiro período observamos a presença do tópico frasal: a guerra dos sexos acabou. O segundo período e o terceiro apresentam as ideias secundárias que confirmam a ideia central presente no tópico frasal. É possível perceber que o desenvolvimento ratifica que a guerra dos sexos acabou, deixando claro que as mulheres venceram tal guerra, mostrando as suas respectivas conquistas. No último parágrafo, identificamos a conclusão que fecha todas as ideias presentes nos períodos anteriores, apresentando o resultado final para os perdedores da guerra: os homens. Vale a pena ressaltar que todo o parágrafo preservou a unidade do assunto, a coerência e a ênfase.

Como acabar com a cultura do desperdício? Ela tem de ser desmontada por dentro. É preciso que os brasileiros não joguem foram restos de comida aproveitáveis, nem deixem as lâmpadas acesas quando saem de um aposento. É preciso que os livros escolares sejam aproveitados pelos irmãos menores. É preciso não destruir os bens públicos. É preciso, enfim, martelar insistente na necessidade de poupar.

Agora o tópico frasal apresentado no primeiro período é uma pergunta. A pergunta é a ideia central do parágrafo. Os outros períodos apresentam as ideias secundárias por meio de respostas e exemplos que confirmam a ideia central. A conclusão criada no último período finaliza reforçando a necessidade de poupar a fim de acabar com a cultura do desperdício.

Oscar Niemeyer surpreendeu família, amigos e admiradores ao se casar com a secretária que trabalhava com ele desde 1992. Vera Lúcia Cabrera estava com 60 anos. O marido, a um mês de completar 99. Ainda que pareça decisão irracional, o casamento faz todo sentido quando se conhecem a personalidade, os gostos e os amores de Niemeyer. Os encantos do sexo oposto sempre fascinaram o arquiteto. Embora tenha sido casado por 76 anos com Annita Baldo, italiana e mãe da única filha do casal, Niemeyer gostou de cortejar e admirar as formas femininas. São lendários os galanteios que fez, assim como os comentários – em tom de cochicho – segregados a amigos toda vez que uma mulher chamava sua atenção, para o bem ou para o mal.

No parágrafo acima, é visível que o tópico frasal, mais uma vez, está no primeiro período. Repare que a ideia central do parágrafo é mostrar que Oscar Niemeyer surpreendeu a todos ao se casar com a secretária que trabalhava com ele. Os períodos seguintes vão justificar o porquê de Niemeyer ter surpreendido a todos com esse novo casamento

TÉCNICAS PARA DESENVOLVER O TÓPICO FRASAL

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento do tópico frasal. Vamos estudar algumas. São elas: citação de exemplos, citação de causas e consequências, técnica da decomposição, da definição ou do confronto.

Citação de exemplos

Todo clássico nasce ousado. Foi assim com o pretinho básico de Chanel e com o smoking de Saint Laurent. E também com a coleção Pedras Roladas, concebida por Constanza Pascoltato a convite da H. Stern 10 anos atrás.

O tópico frasal afirma que todo clássico nasce ousado. Os outros períodos exemplificam a ideia central contida no tópico frasal. Surgem três exemplos: pretinho básico de Chanel, smoking de Saint Laurent e coleção Pedras Roladas.

Citação de causas e consequências

O Distrito Federal perde o ar. Com o fim da cobertura vegetal, a temperatura sobe, as secas se prolongam. As autoridades fazem interpretação generosa das leis ambientais. Esquecem que o meio ambiente não é coração de mãe. As áreas de risco só comportam o limite de sua capacidade. Avançar é suicídio. Por enquanto, áreas que fazem o controle dão a impressão de que não há risco na ocupação crescente. Nada mais falso.

O tópico frasal aparece no primeiro período com a afirmação de que o Distrito Federal perde o ar. Os períodos seguintes apresentam as causas de o Distrito Federal perder o ar.

Técnica da decomposição

Como se divide o sujeito em português? O sujeito pode ser simples, composto e indeterminado. O simples tem um núcleo. O composto, mais de um. O indeterminado ninguém sabe. Há um sujeito, mas não se consegue apontá-lo.

A técnica de decomposição foi usada para responder à pergunta feita no tópico frasal. Essa pergunta inclusive representa a ideia central do parágrafo. Na sequência, as respostas são dadas em partes, ou seja, em decomposição. Repare que o segundo período apresenta de forma ampla a resposta, e o terceiro período retoma cada uma das respostas mencionadas no período anterior de forma mais detalhada.

Técnica da definição

Por conta das inúmeras Fake News, passamos por um período muito delicado no que diz respeito às postagens que surgem nas redes sociais. Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).

O tópico frasal apresenta o vocábulo famoso conhecido mundialmente como Fake News. Na sequência, os outros períodos se dedicam à definição desse vocábulo como como técnica de desenvolvimento do parágrafo.

Técnica do confronto

Duas novidades disputavam a indicação democrata para a presidência dos Estados Unidos. De um lado, uma mulher. Hillary Cliton, branca, anglo-saxônica e protestante, representava o continuísmo. De outro, um negro. Barack Obama, com marcas multirraciais e multiculturais, prometia mudanças.

As novidades relacionadas à disputa presidencial dos Estados Unidos caracterizam o tópico frasal desse parágrafo. O restante do parágrafo se vale da técnica do confronto, pois duas pessoas que representam os extremos estão sendo colocadas frente a frente. É possível perceber características de uma pessoa e de outra ao longo do desenvolvimento do parágrafo.

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