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Redação nota máxima

Uma redação nota máxima representa a excelência na expressão escrita. Abordaremos as estratégias e elementos-chave que podem levar à criação de textos que atinjam o mais alto nível de qualidade e eficácia na comunicação escrita.

O que deve estar presente em uma redação para ela ser considerada boa? O que o examinador considera para classificar uma redação como péssima?

Vamos observar, neste módulo, as principais características de uma redação e entender o que é levado em conta para que seja considerada perfeita, boa, fraca, ruim ou péssima.

CARACTERÍSTICAS DA NOTA MÁXIMA

  • Apresenta muita originalidade e criatividade.
  • Apresenta perfeita construção gramatical.
  • Apresenta ideias claras e objetivas.
  • Apresenta adequação perfeita entre a forma e o conteúdo.
  • Apresenta coesão e coerência textuais absolutas.
  • Apresenta respeito ao tema, sendo ele explorado muito bem em seus aspectos.
  • Apresenta correlação com os textos motivadores.
  • Apresenta respeito à modalidade textual proposta.

A redação que contém pequenas falhas gramaticais e um vocabulário não tão vasto e um tema pouco explorado passa a ser uma redação boa, porém não digna de nota máxima.  É uma redação que quase alcançou todas as características listadas acima.

Agora vamos analisar as características de uma redação muito ruim.

CARACTERÍSTICAS DA REDAÇÃO NOTA ZERO

  • Apresenta clichês, frases prontas, evidenciando a falta de criatividade e originalidade.
  • Apresenta erros gramaticais graves, absurdos, evidenciando desconhecimento total da norma culta.
  • Apresenta ideias obscuras, difíceis de entender, evidenciando muita falta de clareza.
  • Apresenta estrutura totalmente assimétrica, em que um parágrafo apresenta pouquíssimas linhas, e outro com muitas linhas.
  • Apresenta desrespeito ao número máximo e ao número mínimo de linhas.
  • Apresenta cópia dos textos motivadores, evidenciando mais uma vez a falta de criatividade e originalidade.
  • Apresenta letra ilegível, sem a possibilidade de ler a redação não é possível atribuir uma nota.

Portanto, muito cuidado, meu aluno, para não apresentar essas características em sua redação.

Ao longo da atividade de professor, é muito comum ouvir as seguintes perguntas sobre redação:

01. Posso utilizar na minha redação alguns trechos dos textos da prova objetiva?

Em regra não, pois nenhuma cópia é interessante em uma redação. Entretanto, nada o impede de citar uma expressão presente em algum texto da prova a fim de apoiar o seu ponto de vista. Lembre-se de que a redação deve apresentar as ideias do autor, ou seja, você.

02. Que tipo de letra devo usar?

É comum o desespero de alguns candidatos quando o assunto é o tipo de letra. Muitos acham que são obrigados a escrever com letra cursiva. Não é bem assim! Inicialmente, é conveniente ler o edital do concurso para evitar surpresas. Ele é que determina, ou não, um tipo de letra. Caso haja exigência para a letra cursiva no edital, ela deverá ser feita; entretanto, não havendo exigência alguma, a obrigação é escrever de forma legível e/ou compreensível, não importando se a letra a ser utilizada vai ser a de imprensa ou cursiva. O único cuidado que se deve ter é na marcação das iniciais maiúsculas, pois, caso se utilizem letras com a mesma estrutura, a que for maiúscula deverá estar um pouco maior. Vejamos: “A COMPRA FOI BOA”. Repare que o primeiro “a” está maior do que os outros que também apresentam a mesma estrutura; entretanto, nesse caso, não há confusão. O quadro abaixo sintetiza umas informações relacionadas às letras mais utilizadas nas escritas.

03. É obrigatório dar um título ao texto?

Em relação à criação ou não de um título, meu aluno, nota-se que boa parte das bancas não tem exigido a presença dele. Quando isso ocorre, atribuir um título passa a ser uma faculdade do candidato, isto é, uma opção para o autor do texto. Recomenda-se, caso não haja tal exigência, que o candidato não se preocupe em criar um, e siga com sua dissertação. Entretanto, caso haja uma exigência por parte da banca, ou se o candidato quiser muito atribuir um título ao texto, é conveniente que o coloque na primeira linha de forma centralizada, ou no espaço reservado, sem verbos. Além disso, deve-se usar apenas a primeira letra em maiúscula, exceto se a estrutura do nome exigir essa inicial. Não há necessidade de ponto, somente se houver a intenção de marcar algo distinto do convencional, como uma interrogação, por exemplo.

O tamanho do título, em se tratando de redação para concurso, pode influenciar a correção do examinador. Sendo assim, é oportuno criar títulos não muito grandes com no máximo quatro elementos, sem verbos. Vejamos um exemplo: “O profissional do futuro”. Observe que nesse exemplo foram usados apenas quatro termos. Vale a pena salientar que tal orientação não é uma regra absoluta, e sim uma maneira simples e objetiva, determinada, em muitas ocasiões, por regras de boa discursividade e fluxo textual com determinado fim: redação para concursos.

Para se alcançar um título ideal, isto é, um que realmente sirva de esboço para as ideias que estão sendo veiculadas no texto, é conveniente produzi-lo após a elaboração do rascunho da dissertação. Com isso, o candidato consegue ter uma convicção mais plena do termo que cairá como uma luva para o seu texto, pois com ele já produzido no rascunho, após uma boa leitura, obtém-se de forma mais eficiente o melhor título para a dissertação.

04. É permitido o uso de correto líquido?

Não. Se você cometer algum erro, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que quis comunicar

05. Posso deixar minha redação a lápis?

A redação é um documento e deve ser redigida com caneta.

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