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Redação modelo EsPCEx

É importante demais saber como a banca lida com a prova de redação, pois é algo que varia muito de concurso para concurso. Primeiro, vamos de imediato entender quais são as situações em que a banca irá atribuir nota zero à redação para que você, meu aluno, fique muito atento aos detalhes no momento da produção textual.

Não se esqueça de que no dia da prova tudo o que você estudou estará em jogo, e você não pode vacilar. Então, vamos às situações de ZERO:

FUGA TOTAL AO TEMA PROPOSTO

Apesar de ser bem óbvio, o examinador fez questão de destacar esse tópico como um daqueles que levará a redação do candidato ao zero. Bem sabemos que não é possível que uma redação se desvie totalmente do tema sugerido pela banca. Existe a fuga total, e existe também a fuga parcial, meu aluno. Observe que o caso de zero diz respeito à fuga total; porém não é legal realizar nenhum tipo de fuga. Ocorre que aquela considerada parcial pela banca será apenas descontada, e não zerada de imediato, como acontece no caso de fuga total. Eu imagino que você se preparou muito bem para não deixar a falta de atenção dominá-lo ao ponto de você fugir totalmente do tema sugerido pelo examinador. Então, meu aluno, fique esperto e não vacile, pois zero é zero. Respeite o tema e o explore em todos os seus aspectos.

MODALIDADE TEXTUAL DIFERENTE DA SOLICITADA

Você já imaginou um texto que respeita o tema e que o explora em todos os seus aspectos; porém com uma modalidade textual diferente da exigida pelo examinador. É óbvio que vai ganhar um zero. Se a banca pede para você produzir um texto dissertativo-argumentativo, você não pode apresentar uma narração, ou descrição. O examinador da EsPCEx está acostumado a pedir a modalidade dissertativaargumentativa, ou seja, será esse tipo de texto que você, meu aluno, terá de apresentar no dia do concurso. Aqui, você terá muita informação sobre essa modalidade textual para que possa apresentála do início ao fim no dia da sua produção textual.

LINGUAGEM E/OU TEXTO INCOMPREENSÍVEL

“Com espia no referido precedente, plenamente afincado, de modo consuetudinário, por entendimento turmário iterativo e remansoso, e com amplo supedâneo na Carta Política, que não preceitua garantia ao contencioso nem absoluta nem ilimitada, padecendo ao revés dos temperamentos constritores limados pela dicção do legislador infraconstitucional, resulta de meridiana clareza, tornando despicienda maior peroração, que o apelo a este Pretório se compadece do imperioso prequestionamento da matéria abojada na insurgência, tal entendido como expressamente abordada no Acórdão guerreado, sem o que estéril se mostrará a irresignação, inviabilizada ab ovo por carecer de pressuposto essencial ao desabrochar da operação cognitiva.”

Você entendeu alguma coisa desse texto acima? Diga para mim se essa linguagem utilizada foi compreensível, ou melhor, diga para mim se o texto foi compreensível. Você não entendeu patavinas, isto é, absolutamente nada. Acho que você conseguiu compreender o que significa uma linguagem e/ou texto incompreensível. Falar ou escrever bem não significa fazer uso de palavras ou expressões extremamente rebuscadas, anacrônicas, ou seja, palavras que não reproduzem mais os costumes e usos de uma determinada época. Então, meu aluno, não invente moda no dia da produção textual. Escreva com palavras claras, simples, objetivas, diretas e que reproduzam a linguagem padrão.

REDIGIR EM FORMA DE POEMA OU OUTRA FORMA QUE NÃO SEJA TEXTO EM PROSA

Já pensou o examinador pegar uma redação para corrigir e se deparar com um poema sobre o tema solicitado. Que loucura, meu aluno! É zero na hora! Você deve organizar o seu texto dissertativoargumentativo em períodos e parágrafos, ou seja, um texto em prosa; e não em versos ou estrofes, por exemplo.

COM MENOS DE 17 (DEZESSETE) OU MAIS DE 38 (TRINA E OITO) LINHAS

Esses são os limites estabelecidos pelo examinador, como mínimo e máximo, para atribuir um zero ao texto.

A redação, conforme a orientação da banca deverá ter entre 25 (vinte e cinco) e 30 (trinta) linhas, inclusive, para não ser penalizada, pois a redação escrita em menos de 17 (dezessete) ou mais de 38 (trinta e oito) linhas receberá nota 0,0 (zero vírgula zero) como já sabemos; e com quantidade de linhas inferior a 25 (vinte e cinco) ou superior a 30 (trinta) será penalizada conforme descrito na sequência:

Se fizer 17 ou 38 linhas→penalização de 8 pontos.
Se fizer 18 ou 37 linhas→penalização de 7 pontos.
Se fizer 19 ou 36 linhas→penalização de 6 pontos.
Se fizer 20 ou 35 linhas→penalização de 5 pontos.
Se fizer 21 ou 34 linhas→penalização de 4 pontos.
Se fizer 22 ou 33 linhas→penalização de 3 pontos.
Se fizer 23 ou 32 linhas→penalização de 2 pontos.
Se fizer 24 ou 31 linhas→penalização de 1 ponto.

A NÃO UTILIZAÇÃO DE CANETA ESFEROGRÁFICA DE CANETA AZUL OU PRETA

É obrigatório o uso de caneta esferográfica azul ou preta para redigir a redação que é um documento que será avaliado.

REPRODUCCÃO LITERAL DE TRECHO, OU TRECHOS, DOS TEXTOS DE APOIO

Não faz o menor sentido copiar o texto motivador, também chamado de texto de apoio, meu aluno. Dessa forma, você mostra ao examinador falta de criatividade para a produção textual, tornando-se um mero repetidor de textos prontos. É lógico que você não está impedido de fazer uso de uma expressão que tenha eventualmente surgido no texto de apoio, meu aluno. O que você está proibido de fazer é reproduzir fielmente trecho (ou trechos) dos textos de apoio. Copiar integralmente períodos, por exemplo, do texto de apoio é caso de zero. Certa feita, um aluno, em cada parágrafo, retirou um período pronto do texto de apoio para somar no quantitativo final de linhas. O que aconteceu? Zero!

A PROVA DE REDAÇÃO

Como já sabemos, a EsPCEx solicita a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas, em terceira pessoa, acerca da temática proposta. Em relação à quantidade de linhas, já estamos bem informados; porém, é importante ressaltar que a redação deve ser redigida em terceira pessoa do singular ou do plural. Em hipótese nenhuma, por determinação da banca, será possível fazer uso da primeira pessoa, por exemplo.

A banca deixa evidente que o candidato deverá formular uma tese clara sobre o assunto, isto é, sobre o tema proposto, de forma a apresentar bons argumentos que a sustentem. Sendo assim, fica estabelecida a modalidade textual: texto dissertativo-argumentativo, conforme exigência do examinador.

A estrutura dissertativa, como sabemos, deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão, não podendo haver caraterística de relato puro, pela incidência recorrente ou pela predominância de verbos no pretérito. Afinal, o que a banca espera encontrar na introdução, meu aluno? A EsPCEx quer ver a apresentação do assunto geral, o direcionamento ou a delimitação do tema e o posicionamento do candidato, ou o objetivo do trabalho. E no desenvolvimento, meu aluno? Ela quer ver a abordagem do tema, a apresentação de, no mínimo, duas ideias-força (dois bons repertórios sobre o tema), o aprofundamento necessário para alicerçar cada uma delas, a clara intenção persuasiva, o grau de conhecimento, maturidade e capacidade de abstração mental. Por fim, meu aluno, na conclusão a EsPCEx quer encontrar a retomada do tema, a ratificação do objetivo do trabalho e o fecho.

Do ponto de vista da gramática, meu aluno, a banca quer o cumprimento das normas gramaticais, de acordo com a norma culta da língua. Já com relação à linguagem, a banca espera encontrar coesão textual, coerência, clareza, precisão, naturalidade, originalidade, correção (respeito às normas gramaticais de estruturação frasal, adequadas a um texto dissertativo, com períodos gramaticalmente integros), impessoalidade, utilização da norma culta da língua. Tudo isso com uma apresentação impecável, meu aluno, ou seja, sem rasuras, letra padrão da língua, marginação e capricho.

No que diz respeito ao tema, meu aluno, a EsPCEx espera ver do candidato uma correta colocação do título, ou seja, um título que tenha ligação como o texto e, por sua vez, com o tema. Além disso, uma correta interpretação do tema central, uma capacidade de reflexão, o não tangenciamento, nada de fuga (ou desvio) parcial ou total do tema.

Logo, o edital define o TEMA como a colocação do título; a correta interpretação do tema central; a capacidade de reflexão e abstração; o não tangenciar, desviar ou fugir do tema, ainda que parcialmente; a estrutura dissertativa canônica, com introdução, desenvolvimento e conclusão, em que não haja características de relato puro por recorrência ou predominância de verbos no pretérito. Na introdução, deve haver a apresentação do assunto geral, a delimitação do tema e o posicionamento claro do candidato; no desenvolvimento, deve ocorrer a abordagem do tema; a apresentação de, no mínimo, duas ideias-forças e o aprofundamento necessário para alicerçar cada uma delas,; a clara feição persuasiva; o nível de conhecimento sobre o tema e a maturidade das ideias apresentadas; na conclusão, deve haver a retomada e a ratificação do posicionamento do candidato acerca do tema proposto; e a elaboração do fecho. Tudo isso, meu aluno valerá até 40 pontos, ou seja, os demais pontos (60 pontos) ficarão por conta da linguagem, da gramática, da apresentação e da quantidade de linhas.

O QUE É A LINGUAGEM PARA A ESPCEX?

É a coerência; a coesão textual; a clareza; a concisão; a precisão; a naturalidade; a originalidade; a estilística (a estruturação frasal adequada ao texto dissertativo, com períodos gramaticalmente íntegros); a impessoalidade. Haverá penalizações para: prolixidade e/ ou repetição viciosa; interlocução explícita com o leitor (a exemplos de aconselhamentos, do emprego de verbos no modo imperativo e do pronome de tratamento “você”); apelo à emoção; coloquialismos, gírias e marcas de oralidade; clichês; omissão de ideias de transição lógica; raciocínios falaciosos; analogias e citaçōes despropositadas (por exemplos, pensadores, textos e obras de arte desconectados da proposta).

QUANTO À GRAMÁTICA

Ela representa o fiel cumprimento das regras gramaticais, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa. Gramática: a penalização será de 3,0 (três) pontos por erro; a penalização máxima atribuída à soma dos erros será de 60,0 (sessenta) pontos; as penalizações serão assinaladas por linha; os erros no título serão assinalados na linha ” 0 ” (zero); e erros de gramática que infrinjam a mesma regra gramatical, em situaçōes idênticas, serão penalizados apenas uma vez.

QUANTO À APRESENTAÇÃO

Sem rasuras, com o emprego de letra padrão da Língua, com capricho e marginação adequada.

QUANTO À QUANTIDADE DE LINHAS

Já sabemos, meu aluno, que a redação, conforme a orientação da banca, deverá ter entre 25 (vinte e cinco) e 30 (trinta) linhas, inclusive, para não ser penalizada, pois a redação escrita em menos de 17 (dezessete) ou mais de 38 (trinta e oito) linhas receberá nota 0,0 (zero vírgula zero) como já sabemos; e com quantidade de linhas inferior a 25 (vinte e cinco) ou superior a 30 (trinta) será penalizada conforme descrito na sequência:

Se fizer 17 ou 38 linhas→penalização de 8 pontos.
Se fizer 18 ou 37 linhas→penalização de 7 pontos.
Se fizer 19 ou 36 linhas→penalização de 6 pontos.
Se fizer 20 ou 35 linhas→penalização de 5 pontos.
Se fizer 21 ou 34 linhas→penalização de 4 pontos.
Se fizer 22 ou 33 linhas→penalização de 3 pontos.
Se fizer 23 ou 32 linhas→penalização de 2 pontos.
Se fizer 24 ou 31 linhas→penalização de 1 ponto.

A CORREÇÃO DA REDAÇÃO

O edital estabelece, meu aluno, que a redação será corrigida por uma banca de professores. Eles irão atribuir grau ZERO (0,000) à redação que apresentar uma daquelas características que já vimos. Vamos relembrá-las?! Então, vamos lá:

I. fuga total ao tema proposto;
II. modalidade textual diferente da pedida;
III. ilegibilidade;
IV. linguagem e/ou texto incompreensível;
V. em forma de poema ou outra que não em prosa;
VI. com menos de 17 (dezessete) ou mais de 38 (trinta e oito) linhas;
VII. não utilização de caneta esferográfica de caneta azul ou preta; e/ou
VIII. reprodução literal de trecho(s) dos textos de apoio.

Na prova de redação, será atribuído o conceito “APTO” a todos os candidatos que obtiverem grau igual ou superior a 50,000 (cinquenta vírgula zero zero zero), e o conceito “INAPTO” àqueles que obtiverem grau inferior a 50,000 (cinquenta vírgula zero zero zero). Quem for considerado INAPTO, meu aluno, será eliminado do concurso, ainda que tenha gabarito o restante. Não importa a nota nas demais disciplinas, caso o candidato tenha sido considerado INAPTO. Então, meu aluno, fique muito atento à parte de produção textual.

O resultado da correção de cada prova será expresso por um valor numérico, variável de 0,000 (zero vírgula zero zero zero) a 100,000 (cem vírgula zero zero zero), calculado com aproximação de milésimo

CURSO EEAR 2023

ESA 2022

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