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Redação: Introdução

A introdução na redação desempenha um papel fundamental ao atrair a atenção do leitor, apresentar o tópico e estabelecer o tom do texto. É nessa seção que se deve conquistar o interesse do público, fornecer contexto e, muitas vezes, apresentar a tese principal. Uma introdução bem elaborada é essencial para criar uma impressão inicial positiva e garantir que o leitor siga adiante com o texto.

PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO

Propõe a ideia central da dissertação. Deve ser clara, precisa e tem a função de “preparar o ambiente” para o que virá a seguir, dando ao leitor uma noção sobre o assunto que será tratado. É preciso, meu aluno, ter essa noção, ou seja, saber para que serve o primeiro parágrafo de um texto dissertativo. Repare que nesse parágrafo não se abrem discussões, pois a meta é apresentar ao leitor uma noção de tudo aquilo que surgirá ao longo do texto.

Vale a pena ressaltar que existem diversos textos publicados em jornais, revistas ou na internet que apresentam mais de um parágrafo com características introdutórias; entretanto, o nosso objetivo neste material, meu aluno, é ensinar a você como redigir uma redação para concurso. Nesse gênero específico, não dispomos de muito tempo nem de muita linha, pois há um limite determinado pela banca. Além disso, não é possível realizar consulta durante a produção textual. Sendo assim, não adianta, meu aluno, escrever dois ou três maravilhosos parágrafos introdutórios, se, na maioria das provas, haverá no máximo trintas linhas disponíveis.

Dessa forma, levando em consideração que se espera do candidato um texto dissertativo com quatro ou cinco parágrafos, um único parágrafo introdutório é o suficiente, em que devem ser explicitamente estabelecidos o tema do texto proposto pela banca.

TÉCNICAS PARA REDIGIR UM PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO

SEQUÊNCIA ENUMERATIVA

Essa técnica é considerada uma das mais simples para a produção de um parágrafo introdutório em uma dissertação. Os tópicos secundários a serem enumerados são normalmente escolhidos pela facilidade ou pelo conhecimento mais profundo que temos a respeito do tema. Dessa maneira, meu aluno, fica bem fácil relacionar alguns tópicos ao tema, e, no meio do texto, utilizá-los como ponto de partida para a construção dos parágrafos de desenvolvimento. Se fizermos uma enumeração com três tópicos, por exemplo, já garantimos, no mínimo, três parágrafos de desenvolvimento.

Exemplo:

O mundo moderno, apesar de grandes direitos conquistados pelo público feminino, ainda está repleto de casos de violência contra a mulher. Nesse contexto, é possível perceber a intolerância, a sensação de impunidade e a submissão de algumas mulheres a seus cônjuges.

Nesse caso, a primeira frase apresenta o tópico frasal. Você se lembra dele, meu aluno? Caso não se lembre dele, vá até o módulo 4 e faça novamente a leitura. Ou seja, nessa frase encontramos também a tese do texto que representa o ponto de vista a ser defendido pelo autor: a violência contra a mulher. Seguem-se a ela três tópicos (argumentos), que serão explorados detalhadamente nos demais parágrafos de desenvolvimento. Essa técnica introdutória é muito produtiva, pois exige pouco tempo para sua elaboração. O ideal, para que seja mais rápida ainda a sua construção, é pensar nos tópicos (argumentos) relacionados ao tema antes mesmo de começar a produção do parágrafo. Use um rascunho e selecione alguns argumentos sobre os quais você saberá discorrer nos demais parágrafos de desenvolvimento.

Em uma apresentação como essa, é conveniente que os parágrafos de desenvolvimento sejam iniciados por elementos coesivos que remetam à noção de enumeração, presente na introdução. Dessa forma, é boa sugestão começar cada um deles por expressões como inicialmente, em primeiro lugar, além disso, ademais, some-se a isso, etc.  Retomar ao longo do texto a estrutura enumerativa presente na introdução garante legibilidade à informação, tornado a redação mais coesa e unida.

DEFINIÇÃO

Nesse tipo de construção, é feita uma afirmação inicial que situa a tese na proposta dada pela banca. Essa afirmação nada mais é do que uma definição pertinente ao tema sugerido. É possível perceber que um mecanismo facilitador na produção de um parágrafo introdutório que tem por finalidade a técnica da definição é a pergunta sobre “O que é o tema?”. Ou seja, produzir um parágrafo introdutório com essa técnica é o mesmo que responder o que é o tema, o que ele significa, o que ele representa, etc. Dessa forma, há pouco risco de fugir ao tema proposto.

Exemplo:

Tolerância é a possibilidade de entendimento de si e do outo, levada à máxima capacidade. É o caminho mais curto rumo à estabilidade na relação interpessoal que possibilita uma convivência pacífica em uma sociedade divergente.

A partir dessa definição, a tese é introduzida, situando-a em relação ao tema proposto pela banca. Devemos tomar muito cuidado para não nos tornamos muito reducionistas durante a definição.

SEQUÊNCIA INTERROGATIVA OU QUESTIONAMENTO(S)

O questionamento é um recurso poderoso na produção de argumentos. Podemos criar pergunta retórica, ou seja, aquela que já traz uma afirmação e, consequentemente a tese, ou podemos apresentar a tese depois do questionamento. Essa pergunta (ou perguntas) deverá circundar assuntos já estabelecidos como utilizáveis na redação. Não se esqueça de que a dissertação não é um questionário com perguntas e respostas, o encandeamento deve ser feito de forma natural, de maneira que não se configure uma resposta direta, evite responder a tais questionamentos simplesmente escrevendo “sim” ou “não”. Em suma, as respostas devem ser apresentadas em frases completas, que sustentem a tese defendida ao longo do texto. 

Exemplo:

A expressão “sexo frágil” ainda é cabível na sociedade hodierna? Com o passar do tempo, percebe-se que as mulheres estão assumindo, cada vez mais, diversos postos de trabalho e funções sociais até então restritas ao homem.

CITAÇÃO

Esse recurso pode apresentar uma citação de alguém famoso. É importante colocar entre aspas a citação feita na íntegra. Entretanto, não havendo certeza sobre a forma exata da citação, é conveniente parafraseá-la (escrever com suas palavras). Não se esqueça de colocar a sua tese após a citação

Exemplo:

“O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem – mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir”. Essa citação do físico teórico alemão Albert Einstein revela-se bem atual apesar da época em que foi pronunciada. Os valores sociais são compartilhados coletivamente e ocupam uma função normativa no seio social, servindo como instrumento de transformação ou manutenção do povo. A formação e a preservação de valores são de suma importância para o desenvolvimento do indivíduo e, consequentemente, da sociedade em que ele está inserido.

OPOSIÇÃO OU EXPOSIÇÃO DO PONTO DE VISTA OPOSTO

É possível iniciar o parágrafo introdutório com um ponto de vista contrário ao seu. Em seguida, use um conectivo que expresse oposição de ideias (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, etc.) e apresente sua própria tese, comprovando ser ela mais acertada do que o posicionamento anteriormente mencionado.

Exemplo:

Há uma série de pessoas que dizem que a corrupção política é o principal entrave para o desenvolvimento econômico do Brasil. Entretanto, é preciso destacar que a falta de conscientização e orientação do povo, no momento das eleições, fomenta os atos de corrupção que são praticados ao longo do mandato. Esse problema, considerado crônico, só será resolvido com mudanças drásticas na composição dos representes do povo em todas as esferas.

Esse recurso é denominado contra-argumentação. Trata-se de um poderoso recurso de persuasão, uma vez que desautoriza teses e argumentos opostos à sua linha de raciocínio ao mesmo tempo em que estabelece de forma clara o seu ponto de vista.

ALUSÃO HISTÓRICA

Com esse recurso, antes de anunciarmos a tese, é possível apresentar um fato histórico relacionado ao tema e a ideia a ser defendia, apresentando, brevemente, os antecedentes históricos que confirmam seu ponto de vista.

Exemplo:

A segunda guerra mundial, iniciada em setembro de 1939, foi a maior catástrofe provocada pelo homem em toda a sua longa história. Ela envolveu 72 nações e foi travada em todos os continentes de forma direta ou indiretamente. Nesse contexto, é possível perceber que, apesar das ameaças iminentes de conflitos entre Irã e Estados Unidos, uma terceira guerra mundial representaria um grande retrocesso para a humanidade do planeta Terra.

IMPESSOALIZAÇÃO DO DISCURSO

Uma característica do texto dissertativo é a impessoalização do discurso. Quanto mais impessoal for o discurso mais próximo estaremos da informação. Isso quer dizer que, em uma redação para concurso público, o mais importante não é quem escreve ou quem lê, mas sim o próprio assunto do texto.

Como o objetivo do texto argumentativo é convencer o leitor da sua tese, é mais interessante uma argumentação que se baseia em opiniões partilhadas por todos, não só pelo autor do texto. Por essa razão, recomendamos que se evite o emprego de verbos e pronomes de 1ª pessoa, dando preferências a estruturas mais impessoais, que apresentam a tese ou os argumentos como algo de aceitação social.

Observemos algumas sugestões para a manutenção da impessoalidade:

Verbo + SE

Percebe-se que a população tem se preocupado com o futuro do planeta Terra.

Sabe-se que a população tem se preocupado com o futuro do planeta Terra.

Nota-se que a população tem se preocupado com o futuro do planeta Terra.

Observa-se que a população tem se preocupado com o futuro do planeta Terra.

Verbo Ser + Adjetivo

É perceptível que a população tem se preocupado com o futuro do planeta Terra.

É sabido que a população tem se preocupado com o futuro do planeta Terra.

É notório que a população tem se preocupado com o futuro do planeta Terra.

É evidente que a população tem se preocupado com o futuro do planeta Terra.

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