INTERPRETAÇÃO, REFLEXÃO, NÃO TANGENCIAMENTO, DESVIO OU FUGA PARCIAL DO TEMA
Neste tópico, considera-se se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero). Sendo assim, é muito importante apresentar uma tese que esteja em total sintonia com o tema sugerido pela banca para não ocorrer fuga parcial, ou total, do tema.
Em geral, há textos motivadores que auxiliam a construção da tese. Não se esqueça de que a tese é a ideia principal a ser defendida pelo texto. É conveniente que, no caso de uma redação para concurso, essa tese apareça no primeiro período do parágrafo introdutório, pois isso facilita bastante a leitura do examinador. Uma tese alinhada ao tema garante mais facilmente que todo o texto também esteja de acordo com o tema, evitando, dessa forma, fuga total, ou parcial.
ESTRUTURA DISSERTATIVA COM INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO, SEM CARACTERÍSTICAS DE TEXTO DE RELATO (RECORRÊNCIA OU PREDOMINÂNCIA DE VERBOS NO PRETÉRITO)
Nesta parte, consideram-se, conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao gênero/tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero).
Avalia-se aqui como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). No gênero/tipo de texto, avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação, deve-se prezar pela objetividade, sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado.
UTILIZAÇÃO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA
Nesta modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade expressa em palavras e expressões.
CONSTRUÇÃO DE PERÍODOS GRAMATICALMENTE ÍNTEGROS, COESOS, COERENTES E CLAROS
Neste ponto, será observada, além da pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista, a capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente (progressão textual). Serão considerados aspectos negativos a presença de contradições entre as ideias, a falta de partes da macroestrutura dissertativa, a falta de desenvolvimento das ideias ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto.
Além disso, consideram-se os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.) de modo a tornar a relação entre frases e períodos e entre os parágrafos do texto mais clara e precisa. Serão considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos.
ESTÉTICA DO TEXTO
Neste tópico, serão observados aspectos relacionados ao título, à caligrafia, às margens e à limpeza.
Será considerado reprovado e eliminado o candidato que for enquadrado em uma ou mais das seguintes situações relacionadas à produção da redação:
- for considerado inapto na questão de Redação (nota inferior a 5,000);
- fizer rasuras ou marcações indevidas na FR ou na Folha de Redação, tais como tipo de prova ou número de inscrição, seja com o intuito de identificá-la para outrem, seja por erro de preenchimento ou, ainda, assinar fora dos locais para isto destinados nesses documentos;
- não assinar a Folha de Respostas ou Folha de Redação, em local reservado para isto;
- afastar-se do local de prova, durante o período de sua realização, portando quaisquer dos documentos utilizados (Folha de Respostas, folha de texto, provas objetivas e discursivas, Folha de Redação e rascunho);
- afastar-se do local de prova, após o período de sua realização, portando Folha de Respostas e/ou de Redação;
Será atribuído o grau 0,000 (zero vírgula zero zero zero) na prova de Redação ao candidato que apresentar o seu texto:
- com fuga total ao tema proposto na parte discursiva de Português;
- em modalidade textual diferente da pedida na parte discursiva de Português;
- ilegível, isto é, que não pode ser lido;
- com linguagem e/ou texto incompreensível, isto é, o vocabulário não pode ser compreendido;
- em forma de poema ou outra que não em prosa;
- com menos de 20 (vinte) ou mais de 30 (trinta) linhas;
- com marcas ou rasuras na Folha de Redação que possam identificar o candidato;
- sem ter utilizado de caneta esferográfica de tinta azul ou preta