Nos últimos anos a demanda na produção de energia vem crescendo de uma forma estratégica mundial com diversos conflitos e disputas internacionais. A busca e o aprimoramento de novas fontes de energia exigem investimentos elevados e o desenvolvimento de novas tecnologias.
O Brasil apresenta uma maior utilização de fontes de energia renováveis, se comparado com outras partes do mundo. Ainda é expressiva a utilização de derivados de petróleo, mas o país utiliza muito a energia hidrelétrica, além da biomassa
O PETRÓLEO
O petróleo é um hidrocarboneto que resulta da transformação do plâncton e fitoplâncton depositados no fundo do mar, lagos e lagunas. O material orgânico depositado no fundo do mar sofreu uma decomposição ou putrefação inicial pela ação de bactérias anaeróbicas.
Apesar de toda essa necessidade de petróleo, as reservas desse recurso mineral não são encontradas em todos os pontos do globo terrestre, as principais reservas estão concentradas no Oriente Médio, com 65,0%, golfo do México, sul dos EUA, lago de Maracaibo na Venezuela, Sibéria na Rússia e no golfo de Bohai na China.
A larga utilização do petróleo como fonte de energia e matéria-prima ocorreu devido a diversos fatores, como seu alto poder calorífico, o fato de ser uma matriz energética em estado líquido, o que facilita seu transporte, o de ser relativamente abundante e possuir vários usos como matéria-prima.
A produção de petróleo no Brasil é marcada pelo aumento acelerado do desempenho nos últimos anos. Há cerca de 20 anos o petróleo brasileiro era, em sua maioria, oriundo de importações. Atualmente, o país já detém uma quase autossuficiência do produto, ou seja, já produz o suficiente para atender parte do mercado interno.
Segundo dados da Petrobras, a produção brasileira atual é de mais de 2,0 milhões de barris por dia, dados de 2018. Tal desempenho coloca o país na segunda posição na América Latina, atrás apenas da Venezuela e em décimo sétimo no ranking mundial.
Entretanto, o Brasil ainda importa uma pequena parte do petróleo que produz. Isso acontece por razões econômicas e técnicas. Por um lado, enquanto o petróleo importado é pago em forma de prestações e a prazo, as exportações são pagas à vista, o que proporciona um faturamento positivo na balança comercial brasileira. Por outro lado, o petróleo do tipo light ou mais leve, não sendo o mais apropriado para as refinarias brasileiras, tipo esse que é mais encontrado nas jazidas de outros países. Um dos grandes problemas da transformação desse produto no nosso país está relacionado com a quantidade de refinarias, que não está dando conta da demanda da produção.
Em 2005, foram descobertas novas jazidas de petróleo na camada do pré-sal, localizada abaixo do mar da Bacia de Santos, há cerca de 800 km do litoral santista. Sua exploração iniciou-se a partir de 2012 e é realizada majoritariamente por empresas privadas, a partir de leilões realizados durante um período de tempo determinado em edital.
A produção de petróleo no Brasil é realizada em nove bacias petrolíferas, das quais quatro merecem destaque:
- Bacia de Campos: é a maior e a principal bacia petrolífera brasileira. Localizada na região que se estende por todo o litoral do Espírito Santo até o norte do Rio de Janeiro, é responsável por 80,0% da produção de petróleo no Brasil. Essa bacia contribui com cerca de R$ 54 milhões de reais por ano para o PIB, Produto Interno Bruto do país.
- Bacia de Santos: é a bacia petrolífera com maior potencial de crescimento do Brasil. É nela que se encontra a camada pré-sal recentemente descoberta e explorada a partir de 2012. Sua localização se estende desde o litoral sul do estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina.
- Bacia do Espírito Santo: está localizada próxima às porções central e norte do estado do Espírito Santo e ao litoral sul da Bahia. Essa bacia destaca-se menos pela produção de petróleo e mais pela extração de gás natural e óleo.
- Bacia do Recôncavo Baiano: é a segunda bacia petrolífera brasileira em volume de produção e a primeira a ser explorada no Brasil, desde a década de 1950. Localiza-se ao longo do estado da Bahia.
Muitos especialistas em petróleo defendem atualmente a entrada do Brasil na OPEP, após a descoberta de petróleo na camada pré-sal no litoral do país, principalmente na Bacia de Campos no Estado do Rio de Janeiro, Santos no Estado de São Paulo e recentemente no Estado do Espírito Santo, no sudeste brasileiro. Esta descoberta gerou um significativo aumento das reservas de petróleo do país.
Embora não seja um grande exportador, o Brasil já está entre os 10 países com maiores reserva de petróleo do mundo, inclusive fomentando o governo brasileiro um processo de concessão e leilão de exploração.
O congresso Nacional Brasileiro alterou o regime de partilha dos royalties do petróleo em relação aos estados do país, pago pela exploração desse produto, inclusive favorecendo os estados e municípios não produtores, com o argumento de distribuição justa para impulsionar a economia do país igualitariamente.
Nos últimos anos o governo brasileiro na tentativa de autossuficiência do petróleo, através da Petrobras, vem aumentando a sua exploração no continente e principalmente na região do pré sal na costa do oceano Atlântico brasileiro. Formado nas rochas sedimentares localizadas na porção marinha, depositadas antes da camada de sal no fundo do mar atividade de prospecção, denominado de offshore, além de leilões de concessão de exploração e privatizações.

Fonte: IBGE – Atlas Geográfico escolar: Petróleo e Gás natural
GÁS NATURAL
O gás natural é um tipo de gás constituído, majoritariamente, por metano. Geralmente, é encontrado junto com combustíveis fósseis, como o petróleo ou carvão mineral. Esse gás pode ser usado como combustível, sendo aproveitado também como um dos componentes dos adubos.
O gás natural pode ser encontrado de duas formas, sendo diluído no óleo ou mesmo em composição gasosa, além de se apresentar isoladamente próximo à superfície terrestre. Esse tipo de fonte energética tem sido bastante usado no mundo como combustível, por isso responde por 20,0% de todas as energias produzidas. Atualmente o governo brasileiro, vem investindo na utilização do GNV, gás natural veicular nos veículos automotores, usinas termelétricas, indústrias, nas residências, comércio etc.

Fonte: IBGE – Ambienteenergia.com.br.
O CARVÃO MINERAL
Carvão mineral é o nome dado a diversos tipos de rochas sedimentares passíveis de uso como combustível constituído de um material heterogêneo originado de restos vegetais depositados em águas rasas, protegidos da ação do oxigênio do ar atmosférico.
Conhecido por sua coloração escura, o carvão mineral é um minério extraído do subsolo através do processo de mineração. Basicamente ele é um combustível fóssil, constituído por átomos de magnésio e carbono.
Atualmente a maior concentração de mineração desse carvão no Brasil está situada na região sul. As principais reservas de carvão já identificadas integram os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e a Bahia.
O carvão mineral brasileiro é considerado de baixa qualidade, por possuir menor concentração de carbono, predominando no estágio de “hulha”. É utilizado para a produção de termelétrica, indústria de celulose e produção do coque, um combustível carbonífero.
Apesar de haver extração de carvão mineral no país, necessitamos ainda importar cerca de 50% do carvão consumido, destacando-se em Santa Catarina na sua elaboração industrial.
