PERÍODO PRÉ-COLONIAL (1500 – 1534)
Após a descoberta do Brasil, Portugal não se interessou em colonizar seu território de imediato. Primeiramente, devido a aparente ausência de metais preciosos e ao fato do comércio com as Índias Orientais ainda ser bastante lucrativo para a economia portuguesa. Por conta disso os portugueses deixaram o território recém-descoberto sem um projeto de colonização sistemática. Como esse período é ausente de projeto colonizador, costumamos nomeá-lo como período pré-colonial.

Terra Brasilis (detalhe), mapa elaborado pelos cartógrafos Lopo Homem, Pedro Reinel e Jorge Reinel, em cerca de 1519.
Reprodução/Biblioteca Nacional, Paris, França.
Esse período foi marcado pela exploração do pau-brasil (madeira de tintura conhecida dos europeus e importada do Oriente para tingir tecidos). Sua extração era realizada pelos indígenas, que exploravam a madeira e a depositavam em feitorias (espécie de armazéns) localizadas em pontos da costa brasileira.
A madeira ficava, então, aguardando a chegada dos portugueses para ser, então, transportada para a Europa. Em um primeiro momento o pau-brasil foi explorado sob o regime de estanco (monopólio real), leiloado a Fernão de Noronha em 1502. A troca direta do pau-brasil por utensílios portugueses com os indígenas foi denominada como escambo.
A relação entre índios e portugueses num momento inicial era relativamente pacífica, as trocas de produtos, que tinham como maior interessado os portugueses pelo pau-brasil, resultava em aproximação entre portugueses e índios, que recebiam todo tipo de produto manufaturado da mão portuguesa.
Porém a exploração de pau-brasil na costa brasileira também atraía o interesse dos franceses, que ficaram sabendo da existência do pau- brasil no atlântico sul e começaram a concorrer com os portugueses nesse processo de exploração. Os franceses buscaram aliança com as tribos Tupinambás (inimigas dos portugueses) enquanto que os portugueses se aproximaram das tribos Tupiniquins (inimigos dos Tupinambás).
AS EXPEDIÇÕES PORTUGUESAS
De maneira simultânea a realização da exploração do pau-brasil pelo litoral brasileiro, Portugal lançou inúmeras expedições que tiveram diversos objetivos no litoral brasileiro. Podemos dividir essas expedições em exploradoras, guarda-costeiras e colonizadora.