OS PRINCIPAIS TIPOS DE SOLOS NO MUNDO
A) Tchernozion: Um tipo de solo de grande fertilidade encontrado em algumas regiões da Europa Oriental, como na Ucrânia e Rússia. Possui coloração escura e é rico em matéria orgânica, muito explorado para a produção de grãos, com destaque maior para o trigo. Muitos dizem que ele é o solo de maior fertilidade do planeta.
B) Solo de Pradaria: possui características muito semelhantes ao solo Tchernozion. É um solo de coloração escura, rico em matéria orgânica, encontrado nas Planícies Centrais dos Estados Unidos e na Planície Platina na região dos Pampas argentinos. A sua grande fertilidade, aliada ao relevo de planície e ao clima temperado, criaram as condições indispensáveis para o desenvolvimento de atividades agropecuárias. Nos EUA, os solos de pradarias são ocupados pelos Belts, denominados de cinturões agrícolas, sendo a principal área de produção agrícola do país.
C) Podzol: esse solo é típico das regiões temperadas da Europa e Ásia. É um solo de fertilidade que varia de mediana para boa, possui coloração que varia do vermelho para o castanho, é ácido, porém possui uma razoável composição orgânica. A sua acidez é corrigida através do emprego da técnica da calagem, com a adição de pó de calcário, o que possibilita o seu aproveitamento para práticas agrícolas.
D) Solo de Tundra: é um solo típico das regiões subpolares do planeta. É raso, pedregoso, possui uma camada superficial composta por húmus e apresenta elevada acidez. Mesmo durante a curta estação do verão, quando ocorre o degelo nas regiões subpolares, permanece na sua camada inferior o gelo, que impede o desenvolvimento de plantas arbustivas e árvores. Essa camada que permanece congelada recebe o nome de Permafrost.
TIPOS DE ROCHAS
AS ROCHAS MAGMÁTICAS OU ÍGNEAS
As rochas magmáticas ou ígneas, do latim ignis – fogo é formado pela solidificação ou cristalização do magma, que é um líquido ou fluído com altas temperaturas e pressões, em torno de 700 a 1200 graus Celsius proveniente do interior da Terra.
As rochas magmáticas ou ígneas podem conter jazidas de vários metais, com ouro, platina, cobre e estanho, trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões mais profundas da crosta terrestre ou litosfera e do manto inferior e superior.
As rochas magmáticas ou ígneas são formadas a partir do resfriamento do material magmático na superfície terrestre ou no interior dela e podem ser de dois tipos;
A) Vulcânicas ou Extrusivas, são rochas formadas por meio de erupções vulcânicas, através de um rápido processo de resfriamento do magma na superfície terrestre, esse tipo de rocha, os cristais são microscópicos, quase imperceptíveis a olho nu. Alguns exemplos dessas rochas são o basalto, diabásio e a pedra-pomes, cujo resfriamento ocorre com a presença de água no processo de solidificação.
B) Plutônicas ou Intrusivas, são rochas formadas no interior da crosta terrestre ou litosfera, nos denominados diques, por meio de um processo lento de resfriamento do material magmático, esse tipo de rocha é formado por grandes cristais, são reconhecidos facilmente. Alguns exemplos dessas rochas são o granito e o diorito.
AS ROCHAS SEDIMENTARES
As rochas sedimentares são formadas através do acúmulo de detritos ou sedimentos, que podem ser orgânicos ou gerados por outras rochas, sofrendo uma determinada pressão e temperatura. Elas são o produto de uma cadeia de processos que ocorrem na superfície do nosso planeta e se iniciam pelo intemperismo ou meteorização, podendo ser químico, físico denominado de mecânico ou biológico das rochas expostas à atmosfera terrestre.
As rochas intemperisadas perdem sua coesão e passam a serem erodidos e transportados, com maior facilidade por diferentes agentes exógenos ou externos, com as águas das chuvas, rios, mares, geleiras e o vento, através da força de gravidade, até sua sedimentação ou deposição em depressões ou bacias sedimentares da crosta terrestre ou litosfera, denominadas bacias sedimentares.
As rochas sedimentares podem ser classificadas em:
A) Detríticas são as rochas formadas a partir de fragmentos de outras rochas, alguns exemplos são o arenito, argilito, o varvito e o folhelho.
B) Químicas são as rochas formadas a partir de transformações de certos materiais em contato com a água ou outro tipo de substância líquida, alguns exemplos são o sal-gema, as estalactites e as estalagmites.
C) Orgânicas são as rochas formadas por meio da acumulação e soterramento de matéria orgânica, alguns exemplos são o calcário, formado através dos resíduos de conchas e corais, podendo se formar o petróleo. O carvão mineral, formado a partir dos resíduos de vegetais ou florestas fossilizadas no passado geológico e o Xisto betuminoso, utilizados com fonte de energia, também é uma biomassa fossilizada.
AS ROCHAS METAMÓRFICAS
São as rochas formadas através da deformação ou metamorfização de outras rochas, como as magmáticas ou ígneas e as sedimentares, devido a alterações de condições ambientais, como a temperatura e a pressão elevadas.
Com essas condições, em geral, as rochas podem sofrer apenas alterações na sua forma ou estrutura, permanecendo inalterada na sua composição mineralógica. Nesse tipo de rocha, os cristais se dispõem mais ou menos paralelos uns aos outros, resultando em uma estrutura xistosa. Essa estrutura facilita a divisibilidade ou foliação da rocha em placas ou lâminas.
Alguns exemplos de rochas metamórficas são;
A) O gnaisse formado a partir do granito, uma rocha magmática ou ígnea.
B) A ardósia que se forma pela metamorfose de aglomerados de micros sedimentos, do xisto betuminoso.
C) O mármore formado a partir do calcário.
D) O quartzito formado a partir do arenito, uma rocha sedimentar.
FORMAÇÃO DOS MINERAIS
O mineral é definido como sendo um elemento ou um composto químico encontrado naturalmente na crosta terrestre ou litosfera, como um produto dos processos inorgânicos. Os minerais são diferenciados por uma combinação de elementos químicos e pela disposição de seus átomos de uma forma cristalina regular e tridimensional.
O termo mineral designa toda substância natural presente na crosta terrestre ou litosfera, geralmente os minerais são sólidos, com exceção da água e do mercúrio, em condições normais de temperatura e pressão, são encontrados em regiões de formação geológica muito antiga ou cristalina.
O minério é o nome dado a um mineral do qual é extraído de uma jazida ou reserva, com certa vantagem econômica, uma substância química, que tem certo interesse geralmente por parte das indústrias, para a transformação na produção indústria ou geração de energia, como o ferro, bauxita, manganês, cassiterita etc.
Fonte: Atlas Geológico – IBGE
O VULCANISMO
O termo vulcanismo é derivado de Vulcano, deus do fogo, da mitologia greco-romana. Abrange todos os processos e eventos que permitem e provocam a ascensão de material magmático, do interior da Terra à superfície terrestre.
O vulcanismo ocorre, onde o magma consegue ultrapassar por entre as rochas ou falhas geológicas menos resistentes da crosta terrestre ou litosfera, esse material pode ocorrer em estado gasoso, líquido ou sólido.
Fonte: Atlas Geológico IBGE- Atividade Vulcânica
Como essa fragilidade geralmente se localiza nos pontos em que as placas tectônicas interagem se afastando ou divergindo, grande parte das atividades vulcânicas, ocorre próximo das bordas dessas placas tectônicas, onde elas divergem ou se afastam no denominado Cinturão ou Círculo do Fogo, situados em grande parte no fundo dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
Fonte: Atlas Geológico – Círculo do Fogo.