A Índia é um país localizado no sul da Ásia, uma área Territorial de 3.287,590 km², com um sistema parlamentarista predomina com eleição para o primeiro-ministro, com voto direto.
ÁSIA – SUB-REGIÕES

Fonte: Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: INGE, 2007. p.47.
A estrutura industrial indiana é proveniente da influência inglesa do pós-independência. Com o passar do tempo, os indianos se direcionaram para uma reserva tecnológica, nos anos 80, que evoluiu para o setor de informática no centro tecnológico de BANGALORE, situado na porção ao sul do território indiano.
O setor têxtil exerce um papel predominante na indústria manufatureira. A indústria química é o segundo setor industrial do país em termos de tamanho. Em 2020, no entanto, o setor manufatureiro sofreu um pesado impacto por conta da pandemia e as maiores empresas na Índia suspenderam temporariamente ou reduziram significativamente suas operações.
A mão de obra tornou-se altamente qualificada, devido ao maciço investimento do governo indiano na educação e o idioma oficial do país é o inglês, favoreceram a expansão das tecnologias no nível interno e para mercado internacional.
Economicamente, a Índia tem crescido de forma significativa, especialmente no seguimento industrial, o setor industrial indiano emprega 26,1% da força de trabalho no país e representa 24,7% do PIB, Produto Interno Bruto. O carvão mineral é a principal fonte de energia do país, sendo o terceiro produtor mundial, dessa biomassa fossilizada, além do extrativismo mineral que inclui a exploração de ferro e urânio.
O acelerado crescimento econômico da Índia foi barrado em virtude de questões geopolíticas envolvendo o Paquistão. Além disso, no ano de 1997 ocorreu à crise no continente asiático, fazendo com que o desempenho econômico sofresse uma queda, a desaceleração só não foi maior graças ao grande mercado interno, que consome muitos dos seus produtos.
A Índia é a quarta potência agropecuária mundial, sua agricultura de jardinagem, as chuvas de monções de verão enchem os rios sagrados como o ganges, indo e bramaputra, favorecendo os diversos cultivos, que representa aproximadamente 16,01% do seu Produto Interno Bruto e emprega 41,49% da população economicamente ativa do país. Os principais produtos agrícolas cultivados são; trigo, algodão, painço, arroz, milho, chá, batata e a cana-de-açúcar.
A pecuária sofre restrições do criatório extensivo pouco qualificado e a representação da “vaca sagrada”, mesmo assim é segundo produtor mundial de gado bovino, o terceiro de ovinos e o quarto em produção de pescado.
De acordo com o FMI, Fundo Monetário Internacional, a economia indiana cresceu cerca de 10,3% em 2020, a pior recessão no continente asiático, provocada pela pandemia da COVID-19. As medidas estabelecidas pelo governo para conter o vírus agravou problemas no país.
Em 2020, a pandemia da Corona vírus reduziu a capacidade de produção de insumos agrícolas, levando a um aumento no preço e fazendo com que esses recursos ficassem inacessíveis para alguns pequenos agricultores.