Movimento uniforme (MU) é aquele que possui velocidade escalar instantânea constante e diferente de zero.

Vamos montar uma equação, ou matematicamente uma função, que defina, numa trajetória orientada, a posição (S) de um móvel a partir de sua posição inicial (S0) em função do tempo (t) de deslocamento. Vamos imaginar situação de um móvel que se encontra em uma trajetória orientada na marcação de 20 m.

O móvel irá se movimentar na direção positiva da trajetória orientada a uma velocidade média e constante de 10 m/s. Vamos montar uma tabela para verificar primeiro somente a distância percorrida para cada momento.

Essas são as distâncias percorridas pelo móvel para diferentes intervalos de tempo. Mas em que posição da trajetória orientada o móvel se encontra para cada intervalo de tempo? A resposta para essa pergunta é a posição que se encontrava inicialmente mais a distância percorrida.

Vemos que temos uma função do 1º grau onde a grandeza tempo (t) é a variável.

Vamos considerar ∆t tomado sempre a partir de um instante tA = 0 e assim tB – tA = tB e por isso chamaremos ∆t apenas de tempo total (t) de duração do movimento.
Para um movimento uniforme consideraremos a velocidade constante e assim a velocidade média vm será igual a velocidade instantânea, em qualquer instante do movimento. Assim vm= v.
Indicaremos a posição final do móvel por S e a inicial por S0.
SB = SA + vm · ∆t → S = S0 + v · t
Assim, a equação horária do movimento uniforme é uma função afim.