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Morfossintaxe: Regência verbal

A regência verbal é um aspecto crucial da gramática que estuda a relação entre os verbos e os termos que os complementam, como objetos diretos e indiretos. Compreender as regras de regência verbal é fundamental para a concordância e a clareza na comunicação escrita e falada em língua portuguesa.

Trata da relação que existe, entre os verbos e seus complementos. A regência verbal se ocupa fundamentalmente de como o verbo se relaciona com o seu complemento. Vamos estudar os casos de maior incidência em concursos públicos; entretanto, não se esqueça de que o contexto é sempre soberano na análise de cada caso.

ABDICAR

  • Com o sentido de renunciar a poder soberano, é verbo TD ou TI.

Exemplo: O ditador abdicou o trono. /ao trono.

  • Com o sentido de privar, é verbo TD ou TI.

Exemplo: O policial abdicou sua autoridade. /de sua autoridade.

  • Com o sentido de deixar o cargo, pode ser usado como INT.

Exemplo: O ministro vai abdicar.

AGRADECER

  • Com o sentido de demonstrar gratidão, é TD em relação ao fato e TI em relação à pessoa.

Exemplo: Eu agradeço a você este presente.

  • Com o sentido cortês de dizer obrigado (a), pode ser usado como INT.

Exemplo: Comprou, pegou o troco e agradeceu.

ALUDIR

Significa fazer referência (citar) e é TI.

Exemplo: Aludi à questão bem no início do encontro.

Este verbo não admite o pronome oblíquo átono lhe(s), admitindo apenas as formas analíticas e tônicas a ele (s), a elas (s).

ANUIR

Significa consentir (aderir) e é TI.

Exemplo: Ele anuiu às propostas.

Este verbo não admite o pronome oblíquo átono lhe(s), admitindo apenas as formas analíticas e tônicas a ele (s), a elas (s).

ASPIRAR

O verbo ASPIRAR, com o sentindo de almejar, desejar, é TI e não admite o pronome oblíquo átono lhe(s), admitindo apenas as formas analíticas e tônicas a ele (s), a elas (s).

ASSISTIR

Com o sentido de socorrer, ajudar, alguns estudiosos apontam o verbo assistir como TD. Apesar disso, reconhecemos nesta apostila o posicionamento de gramáticos de peso, como, por exemplo, Celso Cunha e Evanildo Bechara, bem como o posicionamento de respeitáveis dicionaristas, como, por exemplo, Aurélio e Houaiss: todos apontam o verbo assistir, no sentido de socorrer, como TD ou TI.

Exemplo: O médico assistiu o paciente. / O médico assistiu ao doente.

O verbo ASSISTIR, com o sentindo de ver, presenciar, é TI e não admite o pronome oblíquo átono lhe(s), admitindo apenas as formas analíticas e tônicas a ele (s), a elas (s).

ATENDER

  • A variedade de comportamento do verbo atender, entre nossos escritores, torna extremamente difícil uma sistematização segura acerca de sua regência. Talvez por isso, o professor Evanildo Bechara já o apresenta indiferentemente como TD ou TI nas acepções mais comuns. Esse também será o nosso posicionamento.

Exemplo: Ninguém atendeu o meu pedido. / a meu pedido → com o sentido de dar atenção.

Exemplo: Ninguém atendeu o telefone. /ao telefone → com o sentido de responder.

  • Pode ser intransitivo. Vejamos

Exemplo: Já gritei pelo professor, mas ele não atendeu. → (sentido de responder ao chamado)

  • Pode ser transitivo indireto. Vejamos.

Exemplo: Ele não atendeu para o meteoro que cairia. → (sentido de dar importância)

O verbo ATENDER, independentemente do sentido, não admite o pronome oblíquo átono lhe(s), admitindo apenas as formas analíticas e tônicas a ele (s), a elas (s).

PAGAR/PERDOAR

São verbos transitivos diretos em relação à coisa paga ou perdoada, mas transitivos indiretos em relação a quem se paga ou perdoa.

Exemplos:
Nós pagamos as dívidas.
Nós pagamos ao empresário.
Deus perdoa seus pecados.
Deus perdoa aos pecadores.

PEDIR

  • No sentido de solicitar, em geral TDI.

Exemplo: A esposa pediu um carro ao marido.

  • No sentido de interceder, é TI. Não raro, aparecem dois objetos indiretos de naturezas distintas.

Exemplo: O pastor pediu a Deus por mim.

VISAR

O verbo VISAR, com o sentido de almejar, desejar, não admite o pronome oblíquo átono lhe(s), admitindo apenas as formas analíticas e tônicas a ele (s), a elas (s)

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