ÂNGULO CENTRAL
Ângulo central é um ângulo cujo vértice é o centro da circunferência e seus lados são raios. O ângulo central é igual ao arco por ele determinado.

ÂNGULO INSCRITO
Ângulo inscrito é um ângulo com vértice sobre a circunferência e cujos lados são secantes à circunferência. O ângulo inscrito é igual à metade do arco por ele determinado.

Todo ângulo reto é inscritível em uma semicircunferência e, reciprocamente, todo ângulo inscrito em uma semicircunferência e com lados passando pelas extremidades da mesma, é reto.

ÂNGULO DE SEGMENTO
Ângulo de segmento ou semi-inscrito é um ângulo com vértice sobre a circunferência, um lado secante e outro tangente à circunferência. O ângulo de segmento é igual à metade do arco por ele determinado.

ÂNGULO EXCÊNTRICO INTERNO
Ângulo excêntrico interno é o ângulo formado por duas cordas que se interceptam em um ponto interior da circunferência, distinto do centro. O ângulo excêntrico interno é igual à semissoma dos arcos por ele determinados.

ÂNGULO EXCÊNTRICO EXTERNO
Ângulo excêntrico externo é o ângulo formado por duas secantes ou tangentes que se interceptam no exterior da circunferência. O ângulo excêntrico externo é igual à semidiferença dos arcos por ele determinados. No caso do ângulo formado por duas tangentes, o ângulo excêntrico externo também pode ser calculado como o suplemento do menor arco determinado.


Exemplo:
Na figura, calcule α, β, γ, δ, ε sabendo que:


Resolução:
AÔB é um ângulo central, então α =

AC^B é um ângulo inscrito, então β =

BÂG é um ângulo de segmento, então γ =

AF̂B é um ângulo excêntrico interno, então δ =

DP^E é um ângulo excêntrico externo, então ε =
