GÊNERO DRAMÁTICO
A essência do teatro é, então, a ação direta das personagens, que se manifesta em suas próprias falas. Na Antiguidade e na Idade Média, as peças dramáticas organizavam as falas em versos. A partir do Romantismo, o verso foi cedendo lugar para a estrutura em formato de prosa.
Além das falas que são marcadas pelo discurso direto, as didascálias (rubricas) são recursos usados. Servem como uma espécie de anotação, indicando, aos atores e aos outros funcionários do teatro, detalhes da cena. Aparecem sempre grafadas de forma diferente seja por meio de letras maiúsculas, seja em itálico, seja entre parênteses.
Observe o exemplo a fim de que se entenda melhor a estrutura.
Segundo quadro
“Uma sala da prefeitura. O ambiente é modesto. Durante a mutação, ouve-se um dobrado e vivas a Odorico, “viva o prefeito” etc. Estão em cena Dorotéa, Juju, Dirceu, Dulcinéa, o vigário e Odorico. Este último, à janela, discursa.
ODORICO – Povo sucupirano! Agoramente já investido no cargo de Prefeito, aqui estou para receber a confirmação, a ratificação, a autenticação e por que não dizer a sagração do povo que me elegeu.
Aplausos vêm de fora.
ODORICO – Eu prometi que o meu primeiro ato como prefeito seria ordenar a construção do cemitério.
Aplausos, aos quais se incorporam as personagens em cena.
ODORICO – (Continuando o discurso:) Botando de lado os entretantos e partindo pros finalmente, é uma alegria poder anunciar que prafrentemente vocês lá poderão morrer descansados, tranquilos e desconstrangidos, na certeza de que vão ser sepultados aqui mesmo, nesta terra morna e cheirosa de Sucupira. E quem votou em mim, basta dizer isso ao padre na hora da extrema-unção, que tem enterro e cova de graça, conforme o prometido”.
(GOMES, D. O bem amado. Rio de Janeiro: Ediouro, 2012.)
No fragmento da peça, os termos entre parênteses e em itálico são as rubricas. É importante notar também que o texto se organiza em falas.
O gênero dramático compreende as seguintes modalidades:
- Tragédia: representação de um fato trágico, suscetível de despertar compaixão e terror.
- Comédia: representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil, em geral criticando costumes.
- Tragicomédia: mistura-se elementos trágicos e cômicos.
- Farsa: pequena peça teatral de caráter caricatural, que critica a sociedade e os costumes. Ela baseia-se no lema latino Ridendo castigat mores (Rindo, castigam-se os costumes) e ganha maior espaço na Idade Média.
- Auto: uma peça curta, geralmente de conteúdo religioso ou profano, e, sobretudo, simbólico, uma vez que seus personagens não eram humanos, e sim, entidades abstratas, caracterizadas pela hipocrisia, bondade, luxúria, virtude, dentre outras. Eram representadas por ocasião das grandes festas religiosas, nos pátios, no interior das igrejas e nas praças.