Dessa forma para um espelho plano são válidas a 1ª e a 2ª leis da reflexão.
IMAGEM DE UM PONTO
Conhecendo as leis de reflexão, já podemos determinar as características das imagens produzidas pelos espelhos. Considere um objeto luminoso pontual P colocado na frente de um espelho plano E, que reflete os raios para um observador O. A trajetória de dois raios luminosos que saem de P e chegam a O estão representadas abaixo:
Imagem formada por um ponto em um espelho plano
Pelas leis de reflexão os ângulos e são iguais portanto, as distâncias PA e P’A são iguais. Dessa forma temos a primeira propriedade da imagem P’ formada pelo espelho plano:
A imagem P’ do objeto P se encontra numa posição simétrica em relação ao espelho E.
Observação:
- A imagem será virtual somente se o objeto for real.
- Se o objeto for virtual, a imagem será real.
IMAGEM DE UM OBJETO EXTENSO
Na prática, os corpos não são pontuais, então devemos estudar as características das imagens de objetos extensos colocados em frente a um espelho. Podemos considerar que um corpo é composto por infinitos objetos pontuais, cujas características das imagens nos é conhecida. Dessa forma basta fazermos a imagem de cada ponto do objeto extenso para formar a sua imagem.
A imagem da mão direita vista por um espelho plano é a mão esquerda
A imagem terá as seguintes características:
- mesmo tamanho que o objeto
- enantiomorfa: a parte da frente vai para trás e o lado direito vai para o esquerdo e vice-versa.
- virtual se objeto for real
- real se objeto for virtual
Observação: A imagem só será igual ao objeto se ele possuir simetria vertical, ou seja, se o lado direito for igual ao lado esquerdo.
Exercício Resolvido 1: (CPS) Dirigindo seu carro na Avenida Paulista, um motorista observa pelo espelho plano retrovisor uma perua com a inscrição AMBULÂNCIA solicitando passagem. O motorista vê por meio do espelho a palavra escrita corretamente. Na perua a palavra AMBULÂNCIA está escrita da seguinte forma:
Resolução: C
Para que a palavra AMBULÂNCIA possa ser lida corretamente ela deve ter sido escrita invertida horizontalmente.
CAMPO VISUAL
Campo visual é a região do espaço que um observador pode contemplar ao olhar para as imagens formadas dentro de um espelho plano. Essa região depende da posição do observador e do tamanho do espelho.
Ela pode ser facilmente determinada ao encontrarmos a imagem do observador, simétrica em relação ao espelho, e traçarmos os raios que limitam a visão dessa imagem devido ao tamanho do espelho. Essa construção pode ser vista na imagem abaixo.
Campo visual de um espelho plano para um observador O
Exercício Resolvido 2: (MACKENZIE) Certa pessoa possui um espelho plano retangular, de 90 cm de altura. Quando ela fica em pé diante do espelho, disposto verticalmente e convenientemente posicionado, consegue ver sua imagem de corpo inteiro. Nessas condições, pode–se afirmar que a referida pessoa tem uma altura máxima de
a) 1,80 m
b) 1,70 m
c) 1,67 m
d) 1,53 m
e) 1,35 m
Resolução: A
Observe a figura com a imagem formada. Há uma semelhança de triângulos com a seguinte razão de semelhança:
h/H = d/2d ⇒ H = 2h = 2 · 90 = 180 cm = 1,80 m
TRANSLAÇÃO
Vamos agora verificar o que acontece com a posição de uma imagem formada por um espelho plano quando deslocamos o objeto ou o espelho em uma translação.
TRANSLAÇÃO HORIZONTAL DE UM ESPELHO
Seja um espelho plano distante P1 de um objeto, formando uma imagem i1, simétrica em relação ao espelho. Agora considere que esse espelho seja deslocado x para a direita ficando a uma nova distancia P2, formando uma imagem i2.
Translação horizontal do espelho plano
P2 = P1 + x e 2P2 = 2P1 + dd = 2 x
TRANSLAÇÃO VERTICAL DE UM ESPELHO
Se o espelho se deslocar numa direção paralela a ele, de maneira que sua distância ao objeto não mude, então a imagem continuará na mesma posição.
Translação vertical do espelho plano
TRANSLAÇÃO HORIZONTAL DE UM OBJETO
Se um objeto a uma distância P1 de um espelho for deslocado x, a imagem sofrerá o mesmo deslocamento no sentido contrário, conforme pode ser visto na figura abaixo.
Translação horizontal do objeto
d = x
TRANSLAÇÃO VERTICAL DE UM OBJETO
Agora se o objeto for deslocado paralelamente ao espelho, a imagem sofrerá um deslocamento de mesmo valor e sentido do objeto como na figura.
Translação vertical do objeto
TRANSLAÇÃO HORIZONTAL DE UM ESPELHO E DE UM OBJETO SIMULTANEAMENTE
Estratégia: quando tivermos o movimento simultâneo do espelho e do objeto em relação ao solo, devemos proceder da seguinte maneira:
- Mantemos em repouso o objeto e transladamos apenas o espelho, anotando o deslocamento da imagem e sua velocidade de translação.
- Mantemos fixo o espelho e transladamos o objeto, anotando o deslocamento da imagem e sua velocidade.
- Superpomos os resultados e obtemos o deslocamento resultante da imagem e sua velocidade resultante.
ROTAÇÃO DE UM ESPELHO PLANO
Vamos agora verificar o que acontece com o raio refletido quando o espelho for rotacionado.
Rotação de um espelho plano
Se o espelho for rotacionado de um ângulo α então o raio refletido será rotacionado no mesmo sentido de um ângulo θ duas vezes maior.
ASSOCIAÇÃO DE DOIS ESPELHOS PLANOS
Até o momento só estudamos as características das imagens formadas por um único espelho. Se colocarmos dois espelhos planos unidos pelos seus vértices com um ângulo α entre eles e um objeto colocado diante deles, poderá haver formação de várias imagens devido a múltiplas reflexões.
Imagens formadas por espelhos perpendiculares entre si
O número final de imagens formadas (N) pode ser calculado pela seguinte expressão:
N = 360°/α -1
em que, α deve ser um divisor de 360º e:
- Se360°/α for um número par, a fórmula acima é válida para qualquer posição do objeto entre os espelhos.
- Se 360°/α for um número ímpar, a fórmula acima só é válida quando o objeto estiver na bissetriz dos espelhos.
Observação: As imagens junto do objeto estão sob uma mesma circunferência.
Exercício Resolvido 3: (IFPE 2018) Um coreógrafo está ensaiando um número de frevo e deseja obter uma filmagem com dezesseis imagens de passistas, porém, ele dispõe de apenas 4 dançarinos. Com dois grandes espelhos planos e os quatro dançarinos entre os espelhos, o coreógrafo consegue a filmagem da forma desejada.
Qual foi o ângulo de associação entre os dois espelhos planos para que o público, ao assistir à gravação, veja 16 passistas em cena?
a) 45º.
b) 60º.
c) 90º.
d) 30º.
e) 120º.
Resolução: C
São apenas 4 passistas, mas na cena aparecem 16. Então 4 são objetos e 12 são imagens. Isso significa que cada passista gera 3 imagens. Aplicando a expressão que dá o número de imagens formada por cada objeto numa associação de espelhos planos, vem: