A escala determina o nível de detalhe em função do espaço a ser mapeado, em todos os mapas corretamente representados podemos encontrar essa medida, expressa graficamente em números.
A escala numérica pode ser representada por uma fração ordinária, com denominador e numerador, como 1/1.000.000 ou por uma razão matemática, como 1:1.000.000, o numerador corresponde a uma unidade no mapa, enquanto o denominador expressa a medida real da unidade no terreno.
Significa que um centímetro lido no mapa equivale a 1.000.000 de centímetros ou dez quilômetros da distância real. A escala deve estar localizada em uma posição de destaque no mapa.
“A documentação cartográfica com escalas de até 1/25.000 é denominada como plantas ou cartas cadastrais. Entre 1/25.000 e 1/250.000, estes documentos são denominados como cartas topográficas”.
Fonte: IBGE
ESCALA GEOGRÁFICA E APLICAÇÕES

Fonte: Atlas Geográfico Escolar – IBGE.
Escala pequena: tem como objetivo de proporcionar uma visão geral de um grande espaço, podendo relacionar um país ou continente.
Escala grande: é possível fornecer detalhes de um espaço geográfico de dimensões locais, como é o caso de um município ou guia de uma cidade.
Para calcular a escala pode ser usada uma fórmula geral:
E = d · D, onde:
E = escala
d = distância no mapa
D = distância real
Exemplo:
Calcule a escala, sabendo-se que a distância entre dois pontos no mapa é de 10 cm e representa a distância real de 30 km
Logo, E=?
d = 10 cm
D = 30 km
1º passo é transformar todas as distâncias em uma única unidade, 1,0 Km corresponde a 100000 cm.
Logo: 30 km = 3.000.000
2º passo é calcular a equação geral:
E = 10 : 3000000 = 1 : 300000
A escala gráfica é um segmento de reta dividido de modo a permitir a medida de distância no mapa cartografado. Representada por um segmento de reta graduada em uma unidade de medida linear, dividida em várias partes iguais indicativas da unidade utilizada, cada uma delas com uma graduação de distâncias.

Fonte: IBGE.
A primeira parte, denominada como talão ou escala fracionária, é subdividida de modo a permitir uma avaliação mais detalhada das distâncias ou dimensões no mapa, permitindo visualizar as dimensões dos objetos representados desse mapa.
A escala abaixo indica que 1,0 centímetros no papel correspondem a 20 quilômetros da superfície terrestre representada.

Fonte: IBGE
Uma escala cartográfica pode ser grande ou pequena:
a) Uma escala grande é aquela que apresenta o seu denominador pequeno, ela é rica em diversos detalhes da região cartografada.
b) Uma escala pequena apresenta o seu denominador grande, não indicando muitos detalhes da região cartografada.

Quanto maior a escala, com o denominador menor, maior será a riqueza de detalhes fornecida pela representação.
Quanto menor a escala, com o denominador maior, menor será a riqueza de detalhes fornecida pela representação.
Fonte: Atlas Geográfico escolar – MEC