É muito comum confundir, às vezes, o artigo com o numeral. Para sabermos se estaremos diante de um artigo ou de um numeral, o melhor caminho é analisar o contexto. Lembre-se de que o contexto é soberano sempre! Podemos até apresentar uma técnica para facilitar a nossa vida, porém haverá momentos em que apenas o contexto irá solucionar a questão.
O numeral um ou uma indica quantidade correspondente à unidade e admite o acompanhamento das palavras “só, somente ou apenas”.
Exemplo: Fiquei surpreso, pois economizei (apenas) um quilo de ração com os novos filhotes. (Numeral, pois foi possível a colocação do vocábulo “apenas”; porém mais do que isso é observar o contexto.)
Quando o contexto não for claro, ainda que seja possível a colocação das expressões (só, apenas ou somente), iremos considerar o vocábulo como artigo indefinido e não como numeral. Por isso, torno a dizer que o contexto é soberano.
Exemplo: Fui à cafeteria para comprar um biscoito hoje pela manhã. (Artigo, pois, mesmo sendo possível a colocação do vocábulo “apenas”, o contexto não deixa claro ideia de quantidade.)