Durante a Revolução Francesa, em 1790, um dos membros da Assembleia Constituinte apresentou uma proposta de reformular as unidades de medida. A proposta foi aceita e um Comitê foi formado.
Dentre as propostas, as principais eram:
- Para qualquer tipo de unidade (comprimento, área, massa, etc.), os múltiplos e submúltiplos seriam obtidos usando-se a base 10;
- A unidade de comprimento que mais tarde seria chamada metro (e simbolizada por m) foi escolhida como sendo a décima milionésima parte de um quarto do meridiano terrestre que passa por Paris;
- A unidade de massa deveria ser a massa da água pura, à temperatura de 4 °C contida num cubo cujo volume é igual a 1 centímetro cúbico (fig. 10). Essa unidade foi chamada grama e simbolizada por g.
As propostas foram aceitas e com isso tivemos a base do Sistema Métrico Decimal.
Observação: A expedição de agrimensores trabalhou para fazer a medição precisa do quarto de meridiano e assim, calculando sua décima milionésima parte, poder determinar o tamanho do metro. Terminada a tarefa, foi construída uma barra de platina, na qual foram feitas duas marcas cuja distância (à temperatura de 0 °C) era igual a 1 metro. Posteriormente a barra foi substituída por outra, feita de platina e irídio (platina iridiada), que é mais resistente a deformações. Mais tarde verificou-se que o quarto de meridiano era um pouco maior do que se pensava. Entre mudar a definição de metro e mudar o padrão de platina, optou-se por mudar a definição, e assim o metro ficou sendo a distância entre as duas marcas na barra de platina que havia sido construída como padrão. Feita essa opção, o comprimento do quarto de meridiano ficou valendo então 10002288 metros. Pela proposta inicial, a unidade de massa (1 grama) deveria ser a quantidade de água pura, a 4 °C, contida no volume de 1 cm3. No entanto, esse volume foi considerado pequeno demais para se trabalhar, podendo conduzir a imprecisões. Assim foi substituído pelo volume de um cubo cujo lado medisse 1 decímetro, e a nova unidade de massa foi chamada de quilograma (cujo símbolo é kg). Foi construído, então, um cilindro de platina iridiada, cuja massa é igual à massa de água (a 4 °C).
Esse cilindro tornou-se o padrão de massa, o quilograma-padrão.

https://m.leiaja.com/noticias/2018/11/13/cientistas-redefinem-o-quilograma-e-outras-medidas/
Cilindro de platina iridiada, cuja massa é o quilograma-padrão.

https://canalmetrologia.com.br/inicio-do-metro/
Metro padrão

A unidade de massa é dada pela quantidade de água pura, a 4 ºC, contida em 1 dm³.