DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL
Nos capítulos anteriores, estudamos isoladamente os elementos das paisagens naturais do Brasil: a estrutura geológica e o relevo; os climas; a hidrografia; e os biomas (com destaque para a vegetação). Mas entendemos que esses elementos são interdependentes, que se inter-relacionam e interagem, formam conjuntos, e que o território brasileiro possui vários tipos diferenciados de paisagens naturais.
Por causa da importância do relevo e do clima na formação de cada conjunto, em lugar da expressão paisagem natural, costuma-se utilizar também domínios morfoclimáticos (morfo: forma, nesse caso se refere ao relevo; climático: relativo ao clima). Mas isso não significa que cada conjunto seja delimitado apenas pelo clima ou pelo relevo, pois há uma superposição entre os domínios morfoclimáticos, os fitogeográficos, os hidrológicos e os pedológicos.
No Brasil, segundo o geógrafo Aziz Ab´Sáber, podemos reconhecer seis grandes domínios morfoclimáticos: Amazônico, da Caatinga, do Cerrado, da Araucária, das Pradarias e dos Mares de Morros. Entre esses domínios inserem-se numerosas faixas de transição, com elementos típicos de dois ou mais deles.

https://www.researchgate.net/figure/Figura-51-Dominios-morfoclimaticos-do-Brasil-Fonte-AbSaber-1969_fig1_306396133