Essas quantidades podem ser calculadas em:
- massa;
- número de mols;
- volume;
- número de moléculas;
- número de átomos.
RESUMO DAS PRINCIPAIS LEIS PONDERAIS

Exemplos gerais das leis:
- Qual será a quantidade de carbono necessária para reagir completamente com 350 g de SiO2?
Como a proporção em que eles reagem é 60:24, podemos realizar uma regra de três e descobrir a quantidade de carbono necessária para tal massa de óxido:

Observação: Portanto, 140 g é a massa de carbono necessária pra reagir completamente com 350 g de SiO2 , ou seja, qualquer quantidade acima desse valor se tornará um excesso que não participará da reação.
- Qual será a quantidade de silício formado caso 350 g de SiO2 reajam completamente com 140 g de C?
Esse valor pode ser calculado de duas formas:
Sabemos que, para cada 60 g de SiO2 consumidos na reação, desde que haja carbono suficiente, formam-se 28 g de silício. 60 g de SiO2 quando reagem formam 28 g de Si.

Observe que, nesses exemplos, fizemos relações referentes às massas das substâncias participantes, ou seja, massa de reagente com massa de reagente ou massa de reagente com massa de produto. Será que a Lei de Proust se aplica a qualquer grandeza? A resposta é sim. Desde que sejam respeitadas as proporções fixas e definidas.
BASES DO CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO
Os coeficientes de uma reação química corretamente balanceada indicam a proporção de cada substância que reage e que é produzida. Essa proporção pode ser tomada em massa, número de mols, número de moléculas ou íons-fórmula, ou ainda em volume para substâncias na fase gasosa.
Esses dados nos permitem prever teoricamente a quantidade de reagentes que devem ser utilizados numa reação química e a quantidade de produtos que serão obtidos em condições determinadas.
Essas informações são a base do cálculo estequiométrico e de todos os procedimentos feitos num laboratório ou numa indústria química.

Regras gerais estabelecidas:
1º escrever a equação química na questão;
2º acertar os coeficientes dessa equação (lembre-se que os coeficientes indicam a proporção em mols existentes entre os participantes da reação);
3º estabelecer uma regra de três entre os dados e a pergunta da questão, obedecendo aos coeficientes da equação, que poderá ser escrita em massa, ou volume, ou em mols etc., de acordo com as necessidades da questão.