A FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
No dia 14 de maio de 1948, após a segunda guerra mundial, Israel proclamou oficialmente a sua independência, que se baseou em uma resolução aprovada pela ONU, Organização das Nações Unidas, apoiado pelos Estados Unidos e que previa a divisão do estado da Palestina em dois, um árabe e o outro judeu. O processo de formação da comunidade judaica nessa região da Palestina está relacionado nas últimas décadas do século XIX, quando foi criado o movimento sionista.
Nesse período o estado da Palestina estava sob o domínio e administração do Reino Unido e era ocupado por uma maioria árabe. Essa resolução foi aceita pelos líderes judeus na época, mas foi recusada pelos países árabes vizinhos da Palestina.
Em menos de 24 horas após a proclamação da independência do estado de Israel, os exércitos do Egito, Síria, Jordânia, Iraque e Líbano invadiram o país, forçando Israel a defender a sua soberania. Atualmente, o estado de Israel é um dos mais poderosos militarmente, inclusive com armamento nuclear e com uma economia consolidada.

Fonte: Atlas Geográfico Escolar. IBGE – MEC.
CONFLITO ÁRABE–ISRAELENSE
A questão da Palestina está relacionada com um conflito contemporâneo do qual praticamente todo mundo já ouviu fala e está relacionado com as disputas entre Judeus e Palestinos na região do Oriente Médio, surgido com a criação do estado de Israel em 1948, culminando com a guerra Árabe – Israelense. Isso ocorreu pelo fato que muitas questões territoriais envolvendo os dois ainda não chegaram ao fim, provocando o problema dos refugiados palestinos, que deixaram o país, na criação do estado de israel.

Nesse caso a questão judaica no estado da Palestina, está relacionada com diversos fatores;
- Em1948, com a criação do estado de Israel;
- Em 1967, com a guerra dos Seis Dias, com o estado de Israel ameaça as colinas de Golã, no território da Síria, a Faixa de Gaza no Egito e a Cisjordânia, na Jordânia;
- Em 1973, com a guerra do Yom Kippur, iniciando a crise do petróleo;
- Em 1993, com o acordo Jericó-Gaza, na faixa de gaza;
- Em 2003, com o acordo do denominado “mapa do caminho”;
- Em 2012, o líder da autoridade palestina lê discurso na ONU favorável à criação da pátria Palestina. Os países da ONU apoiam, mas o estado de Israel promete negociar.
