As falhas geológicas se formam pela compressão ou extensão da crosta terrestre ou litosfera, pelo deslocamento das placas tectônicas, além das forças internas, fraturando as rochas mais resistentes.

Fonte: INEP – ENEM, Governo Federal – IBGE.
As falhas surgem quando rochas rígidas, como por exemplo; as rochas cristalinas ou pré-existentes recebem forças endógenas, além de sua resistência, rompendo-se posteriormente. Podendo se formar uma diaclase, quando ocorre uma brecha sem um desnivelamento ou uma paráclase, quando surgem deslocamentos formando degraus ou desnivelamento. Formando uma estrutura falhada com um graben, um bloco mais deprimido em relação ao seu redor ou um horst, bloco soerguido em ralação ao seu redor.

Terra – feições ilustradas, UFRGS. 2003
As falhas são classificadas de acordo com a direção em que os blocos de rocha se deslocam, se o movimento ocorrer basicamente vertical, para cima ou para baixo do plano de falha, o resultado é uma falha de mergulho ou falha de arrastamento denominado de decrochet.
A movimentação horizontal dá origem à falha transcorrente, quando aparece em uma vasta superfície terrestre, provocando depressões e elevações, trata-se de um relevo tectônico.

Fonte: Atlas Geológico.com-Falha Geológica