Essas forças ou agentes são denominados de forças internas ou endógenos e forças externas ou exógenas. A existência e o funcionamento desses processos, na superfície terrestre, têm suas origens mais amplas em forças oriundas do interior do Planeta Terra e exterior pelo Sol.

Fonte: McKnight. Com-1996
As forças endógenas provenientes a partir da corrente de convecção do magma no interior do Planeta Terra, relacionado com as elevadas temperaturas e pressões, nessa camada da interna da Terra.
Ao mesmo tempo as forças exógenas, atuam na superfície terrestre que recebe a incidência direta dos raios solares, através da radiação solar, que produz os movimentos na atmosfera terrestre, nos oceanos e mares do nosso planeta. Os agentes do modelado terrestre são um conjunto de fatores de ordem externa e interna que contribuem para modificar a paisagem física e química da superfície terrestre.
Essas modificações podem ser lentas, como é o caso dos movimentos da crosta terrestre ou litosfera, através das placas tectônicas, podem ser súbitas como as observadas após um abalo sísmico, como os terremotos e maremotos.
São movimentos naturais da crosta terrestre ou litosfera, que se propagam por meio de vibrações, sentidas na superfície terrestre, podendo causar perdas humanas e econômicas. Podem ser percebidos de forma direta pelas pessoas ou por meio de instrumentos especiais como os sismógrafos.
As forças internas ou endógenas são criadoras de relevo terrestre, através de movimentos de duas naturezas, os verticais e os horizontais;
- Verticais: São denominados de epirogênicos, são movimentos de levantamento ou de abaixamento acompanhados ou não de falhamentos, como exemplo; Vale do Reno, no continente europeu e o Vale do Paraíba no território brasileiro.
- Horizontais: São denominados de orogênicos, que dão origem a altas montanhas ou dobramentos modernos, também denominados de dobramentos terciários, pois se formou no período do cenozoico do terciário. O prefixo oro significa relevo elevado ou montanha.
O Tectonismo, também denominado de diastrofismo, que significa distorção, essas forças são provenientes do interior do Planeta Terra, atuando de uma forma lenta e prolongada na crosta terrestre ou litosfera, derivado de tectônica de placas.
A) Exemplos de forças internas ou endógenos, como o Tectonismo, vulcanismo e os abalos sísmicos, que são os terremotos, maremotos ou acomodações de camadas sedimentares.
B) Exemplos de forças externas ou exógenos, como as chuvas, rios, ventos, mares e as geleiras.
Ação dos Agentes da Dinâmica

Fonte: WWW.Educabrasil.com
Os resultados alcançados por esses processos lentos e gradativos na crosta terrestre ou litosfera dando as formas do relevo superficial são obtidos por ações sobre os materiais existentes. Esses resultados, para serem amplamente entendidos, devem levar em conta o nível de resistência das rochas e minerais e a realização desse evento, através do seu trabalho.
Disso decorre a possibilidade do surgimento de condicionantes que podem orientar a execução dos processos e exercer o controle para definir as características e as formas que irão apresentar. No Planeta Terra, as forças geodinâmicas externas e internas interagem para produzir distintas topografias e formas do relevo terrestre.
A interação da Crosta Terrestre ou Litosfera móvel terrestre com os fluidos da atmosfera terrestre e hidrosfera, guia a formação de uma variada paisagem única dos planetas do sistema solar.
Nessa condição, as forças exógenas e endógenas derivadas de diferentes fontes de energia que modelam a superfície do nosso planeta, em uma constante busca de equilíbrio que já monta mais de quatro e meio bilhões de anos.
Se apenas os agentes externos atuassem sobre a sua superfície sólida do nosso planeta, caso inexistisse uma dinâmica interna, ter-se-ia a Terra coberto por um único oceano cuja profundidade deveria ser de aproximadamente 2,6 Km. Ao contrário, se somente existissem as forças internas atuando no Planeta Terra, a nossa superfície seria totalmente irregular, com diversas ondulações, com elevações elevadíssimas.

Fonte: Atlas Geológico-Formação da Crosta Oceânica Atlântica.