Dos diversos modelos de classificação climática, um bastante utilizado é o de Wladimir Peter Köppen, mais conhecida por classificação climática de Köppen um alemão, geógrafo, meteorologista, climatólogo e botânico, considerado precursor da ciência meteorológica moderna. Suas descobertas influenciaram profundamente os rumos das ciências da atmosfera, nesse modelo existem cinco grupos principais:
- climas tropicais chuvosos,
- climas secos,
- climas temperados chuvosos e moderadamente quentes,
- climas frios com neve e floresta,
- climas polares.
Estes cinco grupos são subdivididos com base na distribuição sazonal das precipitações e nas características das diversas temperaturas, com isso, fornecem um total de 30 tipos climáticos.
World map of Köppen-Geige climate classification

Distribuição atualizada dos tipos de clima segundo a classificação Köppen-Geige.

Fonte: Atlas geográfico escolar – MEC: Wikipédia – University of Melbourne.
O CLIMOGRAMA, PLUVIOGRAMA OU TERMOPLUVIOMÉTRICO
O climograma é um gráfico que representa a temperatura e pluviosidade de uma determinada área ou região, após a coleta de dados em uma determinada estação meteorológica, durante um longo período; diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente, durante no mínimo 30 anos ou no máximo 60 anos de coleta de dados.
É uma forma clássica de representação gráfica de identificação dos fatores e elementos climáticos, o que permite de uma maneira simples a comparação entre duas ou mais regiões no tocante as variações climáticas existentes. Com isso, pode se representar as diversas variações climáticas, durante um determinado período, geralmente de um ano.
POLARES
Ocorre em latitudes extremas, próximo aos círculos polares Ártico e Antártico, grande variação da duração do dia e da noite. Baixas temperaturas o ano todo, máxima de 10 °C no verão.

TEMPERADOS
Apresentam as quatro estações bem definidas. Há diferenças entre os locais próximos e os que estão longe do mar, razão pela qual está dividido em dois tipos.
TEMPERADO OCEÂNICO OU MARÍTIMO
Apresenta as 4 estações do ano bem definidas, a amplitude térmica anual não é muito elevada. Tal fato é explicado pela influência da maritimidade, as chuvas são bem distribuídas durante o ano, com índices pluviométricos anuais acima de 1000 mm.

TEMPERADO CONTINENTAL
Ele apresenta uma elevada amplitude térmica anual, reflexo da influência da continentalidade. O índice pluviométrico anual gira em torno de 500 a 800 mm em média. O verão é quente, podendo registrar temperaturas próximas a 40 ºC e o inverno é frio.

MEDITERRÂNEO
Os verões são quentes e secos, fruto dos ventos que sopram de regiões desérticas relativamente próximas e os invernos são amenos e chuvosos, reflexo dos ventos úmidos procedentes de regiões oceânicas. Ele é classificado como um tipo de clima subtropical específico.

TROPICAL
Tipo de clima encontrado na zona intertropical do nosso planeta. Apresenta temperaturas médias mensais acima de 19 ºC, a amplitude térmica anual oscila entre 5 e 8 ºC e o índice pluviométrico é superior a 1000 mm. Está dividido em:
TROPICAL SUBÚMIDO, TÍPICO OU CONTINENTAL
Tem como característica marcante a concentração de chuvas no verão e o inverno seco. Ele é encontrado no interior dos continentes onde a influência da maritimidade é mínima.

TROPICAL ÚMIDO OU LITORÂNEO
É encontrado no litoral, onde a influência da maritimidade e das massas de ar úmidas procedentes dos oceanos é grande. As chuvas ocorrem com maior regularidade, porém existem períodos mais chuvosos.

TROPICAL MONÇÔNICO
Apresenta uma estação chuvosa nos meses mais quentes do ano, que dura em média de 5 a 7 meses. O período chuvoso é determinado pelos ventos quentes e úmidos procedentes do mar. O índice pluviométrico anual pode superar os 4000 mm. O inverno é seco em razão dos ventos continentais que sopram durante a estação.

TROPICAL DE ALTITUDE
Apresenta uma temperatura média mais baixa em razão da altitude. O verão é mais ameno e o inverno é relativamente frio.

EQUATORIAL
É um clima quente e úmido. As temperaturas médias mensais são superiores a 24 ºC, a amplitude térmica anual é baixa, variando entre 1 a 3 ºC. O índice pluviométrico anual é elevado, superior a 2000 mm. O elevado índice pluviométrico é explicado pela atuação da Zona de Convergência Intertropical, pelo intenso processo de evapotranspiração e pela atuação das Massas de Ar Equatoriais ao longo do ano.

SUBTROPICAL
Apresenta as 4 estações do ano bem definidas e as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. A amplitude térmica anual oscila em torno de 10 ºC. O índice pluviométrico anual é superior a 1000 mm.

ÁRIDOS OU DESÉRTICOS
A maioria dos desertos são encontrados entre os trópicos e as latitudes 30º N e S.

O clima apresenta uma elevada amplitude térmica anual, que por sua vez resulta da baixa umidade atmosférica. O índice pluviométrico é baixo, normalmente inferior a 250 mm anuais, ocorrendo em média durante 1 a 3 meses.
SEMIÁRIDO
São climas de transição. Chuvas escassas e irregulares. Encontrados tanto nas regiões tropicais quanto nas zonas temperadas (onde apresentam invernos frios). O índice pluviométrico médio varia em torno de 500 mm anuais.]

FRIO CONTINENTAL
Apresenta um inverno longo e rigoroso, com duração que varia de 6 a 9 meses. O verão é curto e ameno. O índice pluviométrico oscila em torno de 500 mm anuais. A amplitude térmica anual é elevada.

SUBPOLAR
Apresenta um inverno muito longo, com duração aproximada de 9 meses. O verão é curto e brando. O índice pluviométrico é muito baixo, girando em torno de 250 mm anuais. A amplitude térmica anual é elevada.

