Logo, é estimulada a otimização da produção e dos custos do produto. Muitas montadoras no mundo, inclusive no Brasil, são totalmente informatizadas e robotizadas, com um estoque praticamente zero, no que diz respeito à relação da matériaprima e ao produto manufaturado, adaptando o seu produto ao mercado consumidor que vai consumir esse determinado produto. A indústria automobilística brasileira vive atualmente um novo ciclo de modernização tecnológica, com a inserção do país na rota das plataformas de produção globais.

Fonte: Automação na Linha de Montagem – Nissan: Resende. RJ.
OS TECNOPOLOS
Algumas cidades, no mundo e no Brasil, estão cada vez mais utilizando alta tecnologia na sua produção industrial, como a eletrônica, informática, biotecnologia, aeronáutica, química fina, aeroespacial, bélica e indústrias que apresentam uma grande expansão, principalmente nos Estados Unidos, China, União Europeia, Brasil e Japão.
Cada vez mais esses setores industriais estão buscando novas regiões no mundo, distantes dos grandes centros metropolitanos, para implantar a sua linha de montagem. Com isso, surgem os tecnopolos ou polos de desenvolvimento tecnológicos, isto é, regiões que reúnem indústrias de alta tecnologia, mão-de-obra altamente qualificada, transportes eficientes, universidades, indústrias de base e centros de pesquisas fazendo grandes parcerias entre si, favorecendo o desenvolvimento de inovações tecnológicas, a expansão da infraestrutura, saneamento básico e ambiental, com a formação contínua de novos centros de pesquisa e pesquisadores.
Os setores que se destacaram nos últimos anos estão relacionados com as telecomunicações e a informática. No Brasil destacamos a região do Vale do Paraíba, entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, ligada cada vez mais a indústria metal, mecânica e a automobilística. Com a instalação de grandes montadoras, o uso intenso de novas tecnologias, treinamentos de funcionários e captação de energia, diminui-se cada vez mais os custos da produção, aumentando a sua produtividade e melhorando a qualidade do produto.

Fonte: Satélite NOOA – Imagem da Terra à noite – pontos de luminosidade indicando Indústrias, contingente populacional e regiões urbanas.